MPF reforça atuação no PopRuaJud com escuta ativa e articulação interinstitucional em Salvador — Procuradoria da República na Bahia

0
14

Direitos do Cidadão

11 de Julho de 2025 às 19h13

MPF reforça atuação no PopRuaJud com escuta ativa e articulação interinstitucional em Salvador

Ações dos dias 10 e 11 de julho seguiram roteiro nacional do MPF para garantir acolhimento jurídico, diálogo e defesa de direitos da população em situação de rua

Foto tirada em evento do programa PopRuaJud, realizado em espaço aberto e coberto com tendas. À direita, quatro pessoas posam sorrindo para a câmera: duas mulheres (uma de camisa vermelha e outra com camisa do PopRuaJud), um homem de camisa preta com crachá e outro de camisa do PopRuaJud. Ao fundo, várias pessoas são atendidas em mesas com notebooks, copos e garrafas. Há placas identificando órgãos participantes, como o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública do Estado (DPE). O mural artístico ao fundo mostra rostos e elementos coloridos.


Foto: Comucicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) integrou, nos dias 10 e 11 de julho, as atividades do mutirão PopRuaJud, realizado no pátio da Faculdade de Medicina da Bahia, no Pelourinho, em Salvador. Representaram o MPF no evento a procuradora regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) e representante do MPF/BA no Comitê Local PopRuaJud, Marília Siqueira, o PRDC adjunto, Ramiro Rockenbach, e as procuradoras da República Melina Montoya e Michèle Corbi, além do coordenador Jurídico Gabriel Carballo.

Durante os dois dias de atendimento, os procuradores colocaram em prática as diretrizes do Roteiro para Atuação do MPF nos Mutirões PopRuaJud – lançado no último dia 9/7, na sede do MPF/BA -, como escuta ativa, orientação jurídica, recebimento de denúncias, mediação de conflitos e articulação com órgãos públicos.

A tenda do MPF serviu ainda como espaço para ouvir demandas da população e orientar encaminhamentos sobre temas como documentação, saúde, habitação, benefícios sociais e enfrentamento à violência institucional.

Para Marília Siqueira, o mutirão é mais do que uma ação pontual: “O PopRuaJud é um espaço de escuta e reconstrução de vínculos com uma população historicamente invisibilizada. A presença do MPF aqui representa o nosso compromisso de acolher, orientar e atuar de forma articulada para que direitos básicos não sejam negados”.

Já Ramiro Rockenbach ressaltou o papel do mutirão como ponte entre instituições e pessoas em situação de vulnerabilidade: “Nossa atuação aqui é também pedagógica. O contato direto nos permite compreender melhor os contextos de exclusão e construir soluções mais efetivas. Precisamos ouvir para agir com mais justiça e humanidade”.

Além de atuar diretamente nos atendimentos, os representantes do MPF mantiveram diálogo com movimentos sociais e instituições parceiras, reforçando a articulação interinstitucional como pilar fundamental do PopRuaJud. A atuação também envolveu o fortalecimento de canais permanentes de contato com o órgão, como o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

O PopRuaJud é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio de instituições do sistema de justiça, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Fonte MPF