MPF recomenda que Poder Público providencie vitaminas para pessoas com fibrose cística no PA por compra direta — Procuradoria da República no Pará

0
35

Direitos do Cidadão

30 de Agosto de 2024 às 16h32

MPF recomenda que Poder Público providencie vitaminas para pessoas com fibrose cística no PA por compra direta

Suplemento não é fornecido no Estado desde 2020; melhoria de serviços para pacientes será discutida em evento na sexta-feira (6)

Arte em formato retangular que apresenta um fundo predominantemente roxo com um desenho central estilizado de pulmões decorados com flores, também em tons de roxo. Na parte superior, há uma faixa roxa com o texto "Setembro Roxo" em letras brancas e maiúsculas. Abaixo da imagem dos pulmões, está escrito, em letras cursivas brancas: "Mês de conscientização sobre a fibrose cística". No canto superior direito, há um laço roxo, símbolo de apoio à causa.


Imagem: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou que órgãos públicos adotem medidas urgentes para que, no Pará, seja retomado o fornecimento de vitaminas essenciais para pessoas com fibrose cística, doença rara que compromete, principalmente, a função pulmonar. 

No Estado, desde 2009 a entrega do suplemento sofreu várias interrupções, até 2020, quando o fornecimento parou de vez. Sem a complementação de vitaminas e minerais, os pacientes correm o risco de ter complicações de saúde que podem levar a dores intensas e à morte. 

Desde quando as falhas na entrega se intensificaram, diversos pacientes faleceram. Na Justiça, o MPF conseguiu decisões (detalhes da atuação) que determinam o fornecimento do produto, além de remédios e atendimentos. Entes públicos condenados alegam que questões burocráticas impedem o cumprimento das ordens judiciais. 

“Nota-se, portanto, omissão gravíssima, que impõe aos pacientes do Estado do Pará um sofrimento desnecessário e que põe em risco as suas vidas, ao arrepio do que foi ordenado pelo Poder Judiciário”, registram, na recomendação, 21 procuradoras e procuradores da República. 

MPF aponta saídas – Tendo em vista as alegações das instituições para o não cumprimento das decisões judiciais, o MPF recomendou que o Ministério da Saúde (MS) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) adquiram o suplemento por meio de compra direta, com inexigibilidade de licitação. 

Outra solução recomendada pelo MPF é que o MS e a EBSERH realizem acordo com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) para que os órgãos federais custeiem o multivitamínico e a Sespa realize a aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação do item. 

Para a concretização dessas medidas, o MPF recomenda que as instituições articulem-se entre si e realizem convênio, doação, parceria e cooperação, inclusive para repasse de recursos, reprogramação orçamentária e reforço de dotação orçamentária, além da promoção de diálogo com o Poder Legislativo, para crédito suplementar. 

“Na recomendação, o MPF sugere que as instituições concentrem esforços para que o composto multivitamínico seja providenciado antes de 5 de setembro, Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística”, destaca o procurador da República Patrick Menezes Colares. A campanha nacional que pacientes e apoiadores promovem sobre o tema é intitulada Setembro Roxo. 

Escuta pública – Na próxima sexta-feira (6), o MPF vai promover escuta pública para receber demandas e sugestões da sociedade para o aperfeiçoamento dos serviços públicos para pacientes com fibrose cística no Pará. O objetivo é que no evento sejam construídos consensos sobre o tema e sejam estabelecidos encaminhamentos de solução. 

A escuta pública será realizada na sede da instituição em Belém (rua Domingos Marreiros, 690, no bairro do Umarizal) e por videoconferência (www.mpf.mp.br/pa/escuta), a partir das 14 horas. 

O MPF convida toda a população a participar. Foram enviados convites, em especial, a representantes de instituições públicas federais, estaduais e municipais e à associação de apoio a pacientes. As inscrições para manifestação na escuta pública serão realizadas no início do evento. 

Íntegra da recomendação

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Atendimento à imprensa em dias úteis: prpa-ascom@mpf.mp.br
Atendimento à imprensa aos finais de semana e feriados WhatsApp (91) 98402-2708
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos
Mais informações:
mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
instagram.com/mpf.pa
mpf.mp.br/pa/youtube
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf
facebook.com/MPFederal
linkedin.com/company/mpf-oficial



Fonte MPF