Geral
12 de Julho de 2024 às 13h9
MPF recebe visita técnica no acervo Osman Hora Fontes
Projeto de pesquisa do MPF em parceria com a Universidade Federal de Sergipe está em análise
Foto: Comunicação/MPF
O Ministério Público Federal em Sergipe recebeu nesta terça, 09, a visita da professora doutora Renata Costa, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para conhecer o acervo de documentos pessoais de Osman Hora Fontes, que estão sob guarda do MPF. A intenção é implementar novos projetos de pesquisa e extensão em parceria entre as instituições.
A professora doutora Renata Costa é especialista no estudo de documentos históricos e trabalha com o tema há mais de 20 anos. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa “Produção e circulação de conhecimento em correspondências de intelectuais sergipanos”, que analisa a produção e circulação de conhecimento em correspondências particulares de intelectuais sergipanos dos séculos XIX e XX.
Renata Costa foi recebida pelo secretário estadual, Lúcio Góis, e pela equipe da Assessoria de Comunicação do MPF, Catarina Cristo e Danielle Alves. O secretário fez uma apresentação sobre o histórico do acervo e sobre as atuais condições de conservação do material. A professora conheceu o acervo bibliográfico e documental e fez uma análise preliminar das cartas, cadernos, fotos e anotações que faziam parte da biblioteca particular do procurador e atualmente estão sob a guarda do MPF.
Lúcio Góis explicou que os documentos vieram para o MPF junto com a biblioteca de Dr. Osman, quando esta foi doada ao MPF, em 2017, e nunca foram analisados em detalhes. “Quando tomamos conhecimento do interesse da professora Renata Costa por esse tipo de material, tivemos a iniciativa de convidá-la a realizar a visita técnica”, explicou o secretário. O objetivo, segundo o Góis, é garantir a melhor condição possível de guarda e conservação do material e contribuir para a pesquisa histórica sobre Sergipe.
A professora Renata Costa, em uma análise inicial, afirmou que é possível desenvolver um projeto para higienização, conservação e inventário do material. “Esta é a primeira etapa de tratamento de documentos. A partir dela, teremos as informações necessárias para desenvolvimento de pesquisas”, explicou a professora. “Acredito que o projeto de tratamento dos documentos de Osman Hora Fontes pode ser importante para formação de pessoal técnico na área de conservação documental, que em Sergipe é deficitária”, enfatizou.
Osman Fontes – Osman Hora Fontes, nascido em 3 de outubro de 1916, foi um intelectual e jurista sergipano e o primeiro procurador-chefe do Ministério Público Federal em Sergipe, a partir de 1947. Antes de atuar no MPF, foi juiz, advogado, professor, presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe e chefe de Polícia, cargo equivalente ao atual de secretário de Segurança Pública.
Além disso, Fontes foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Sergipe, que depois foi incorporada à Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na instituição, foi professor de Direito Penal e de Direito Penitenciário. Osman Hora Fontes faleceu em 1992. Seu acervo bibliográfico, composto por cerca de dez mil volumes, foi doado ao MPF em Sergipe em 2017. Como parte desse acervo, há uma coleção de cadernos, anotações e correspondências, que o MPF pretende analisar em parceria com a Universidade Federal de Sergipe.
Convênio – A UFS e o MPF em Sergipe possuem um termo de cooperação para desenvolvimento de ações de pesquisa, ensino e extensão e com o objetivo de aproveitar as potencialidades das instituições para projetos educacionais e de democratização do conhecimento. O convênio permite a realização de projetos específicos, cursos, treinamentos, seminários, visitas técnicas, entre outras ações. A partir desse acordo, já foram efetivadas parcerias em fiscalizações técnicas como a Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco (FPI) e um projeto de extensão na área de Museologia para catalogação do acervo de peças da Exposição Osman Hora Fontes, em 2022.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe
Fonte MPF