MPF recebe visita institucional do Instituto do Negro de Alagoas para avançar em questões raciais — Procuradoria da República em Alagoas

0
13

Direitos do Cidadão

14 de Janeiro de 2025 às 8h45

MPF recebe visita institucional do Instituto do Negro de Alagoas para avançar em questões raciais

Diálogo visa ao fortalecimento de políticas públicas e promoção da igualdade racial em diferentes níveis de governo

Registro fotográfico dos participantes da reunião sentados à ponta da mesa, com o procurador regional dos direitos do cidadão sentado no centro.


Foto: Comunicação MPF/AL

Na tarde desta segunda-feira (13), o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em Alagoas, recebeu uma visita institucional do Instituto do Negro de Alagoas (INEG/AL). A reunião teve como pauta principal o fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade racial, incluindo a implementação de cotas em instituições de ensino e concursos públicos, além do fortalecimento das políticas públicas raciais frente ao Sistema de Justiça.
 
O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Bruno Lamenha, recebeu o presidente do instituto, Jeferson Santos, e o advogado Leandro Rosa, diretor do INEG. Durante a conversa, foram destacados desafios recorrentes, como o fortalecimento das bancas de verificação de heteroidentificação e a necessidade de dados demográficos sobre cor/raça nos diferentes níveis de governo.
 
“É fundamental assegurar a coleta de dados demográficos confiáveis para embasar políticas públicas eficazes. O MPF está à disposição para colaborar no avanço dessas discussões e promover a igualdade racial de forma estruturada”, destacou o PRDC, Bruno Lamenha.
 
Entre os encaminhamentos propostos na reunião estão o acompanhamento da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNNERQ) e o levantamento de informações junto a diferentes órgãos públicos federais e estaduais acerca da vigência de protocolos antirracistas e de políticas públicas especificamente dirigidas para a população negra.
 
Durante a conversa, Jeferson Santos destacou que, embora haja avanços na legislação, a aplicação ainda enfrenta resistências: “A elite branca muitas vezes busca formas de burlar as leis. Nosso trabalho é garantir que as políticas de inclusão racial sejam efetivas e impactem positivamente a população negra”.
 
O MPF reforçou o compromisso de apoiar o INEG nas iniciativas que promovam a igualdade racial e destacou que a interlocução com diferentes setores é fundamental para avançar na garantia de direitos. O procurador Bruno Lamenha também se colocou à disposição para acolher novas demandas e enfatizou a importância da colaboração com outras instituições para a implementação das propostas apresentadas, reforçando o papel do MPF como facilitador de mudanças estruturais em prol da equidade racial.
 
Sobre o INEG
 
O Instituto do Negro de Alagoas é uma organização que trabalha na defesa dos direitos da população negra, promovendo diálogos com gestores e propondo políticas públicas inclusivas. Entre suas principais frentes estão a promoção de cotas em concursos e instituições de ensino, o fortalecimento de mecanismos de verificação de autodeclaração racial e a coleta de dados para subsidiar a criação de políticas públicas eficazes.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF