MPF recebe comitiva de Hong Kong para debater ações de combate à corrupção — Procuradoria-Geral da República

0
22

Combate à Corrupção

27 de Março de 2025 às 20h15

MPF recebe comitiva de Hong Kong para debater ações de combate à corrupção

Instrutores da Academia Internacional de Hong Kong Contra a Corrupção conheceram o trabalho do Ministério Público

Imagem da reunião com a comitiva de Hong Kong com todas as autoridades sentadas em volta de uma mesa oval


Foto: Leobark Rodrigues/Comunicação MPF

O Ministério Público Federal (MPF) recebeu, nesta quinta-feira (27), a visita de cinco instrutores da Academia Internacional de Hong Kong Contra a Corrupção. A instituição, vinculada à Comissão Independente de Combate à Corrupção da região administrativa chinesa, funciona como centro internacional que busca desenvolver soluções estratégicas de enfrentamento desse crime. Também oferece cursos e treinamentos para profissionais da China e de outros países. 

O grupo está no Brasil para participar de um encontro internacional promovido pela Controladoria Geral da União sobre a temática. O objetivo da visita ao MPF foi conhecer o funcionamento da instituição e o trabalho dos procuradores na prevenção e combate a esse crime, bem como fortalecer o diálogo e a cooperação internacional. O grupo foi recebido pelo coordenador da Câmara de Combate à Corrupção do MPF (5CCR), subprocurador-geral da República, Alexandre Camanho, e pelos demais integrantes do colegiado.

Na reunião, o subprocurador-geral  explicou que as Câmaras do MPF são responsáveis por revisar e homologar arquivamentos propostos pelos procuradores, além de coordenar a atuação nacional nas mais diversas áreas de atuação. Só no último ano, o colegiado julgou cerca de 5 mil procedimentos de revisão de arquivamentos em casos de corrupção e improbidade administrativa. Há casos em que a Câmara determina a reabertura da apuração, quando entende ser necessária a coleta de mais informações. 

Nos últimos anos, a 5CCR tem focado no aprimoramento das ferramentas de inteligência para identificar problemas que se repetem em diferentes estados brasileiros, para atuar de forma preventiva e coordenada em todo o país. O objetivo da estratégia é impedir o desvio do dinheiro público e garantir a responsabilização de quem cometeu irregularidades. A Câmara também tem incentivado o uso de ferramentas de solução negociada, como os acordos de não persecução civil e de leniência, para assegurar o ressarcimento aos cofres públicos, de forma mais ágil e efetiva.

Participaram da visita os instrutores internacionais Miranda Cheung, James Chan, Michael Yeung e Kelvin NG.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf



Fonte MPF