MPF realiza escuta pública e visita escolas em Santo Amaro das Brotas (SE) — Procuradoria da República em Sergipe

0
17

Fiscalização de Atos Administrativos

10 de Outubro de 2025 às 13h36

MPEduc: MPF realiza escuta pública e visita escolas em Santo Amaro das Brotas (SE)

Encontro reuniu mais de 200 participantes para discutir qualidade da educação básica e resultou em compromissos para melhoria do ensino

Foto do corredor de uma escola mostra portas azuis para salas de aula


Foto: MPF

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu, nos dias 6 e 7 de outubro, uma série de ações em Santo Amaro das Brotas (SE) como parte do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). As atividades incluíram visitas a escolas municipais e estaduais e a realização de uma escuta pública com ampla participação da comunidade local.

No primeiro dia, procuradores e servidores do MPF visitaram unidades de ensino do município para verificar as condições estruturais e pedagógicas da rede básica. Já no dia 7, foi realizada visita à Escola Municipal Emília Pinto Garcia e o Colégio Estadual Professor Rogaciano Magno Leão Brasil sediou a escuta pública, que contou com a presença de 211 participantes, entre gestores, professores, alunos, pais e representantes da sociedade civil.

O encontro teve como objetivo apresentar o MPEduc e estimular o diálogo sobre a qualidade da educação básica no município. Durante a escuta, foram discutidos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que apontam desafios a serem enfrentados, uma vez que Santo Amaro das Brotas alcançou nota 4,7 nos anos iniciais e 3,7 nos anos finais do ensino fundamental, enquanto a meta ideal estabelecida pelo Ministério da Educação é 6,0.

Além de debater o panorama educacional local, o evento possibilitou o comprometimento do prefeito em realizar ajustes em obras de uma escola e na organização do transporte escolar. As medidas propostas deverão constar em recomendações do MPF, conforme o procedimento padrão do MPEduc, que prevê o acompanhamento do cumprimento das ações sugeridas para melhoria do ensino público. Uma nova escuta pública no município já está prevista para abril de 2026, para acompanhamento das ações. 

foto mostra público que participou da escuta pública sentado de frente para os organizadores do evento
Foto: MPF

Para o procurador da República Sérgio de Almeida Cipriano, coordenador regional do MPEduc, a escuta representou um passo importante para compreender os principais desafios da rede local. “Realizamos a escuta pública, na qual ouvimos a população, o corpo diretor da escola, gestores, pais e alunos sobre as condições da educação no município de Santo Amaro das Brotas. A próxima etapa agora é levantar todo o diagnóstico que nós fizemos nas visitas às escolas e também no que foi dito aqui, e fazer sugestões junto à prefeitura e à Secretaria de Estado da Educação para a melhoria da educação neste município”, detalhou.

O procurador da República Ígor Miranda destacou o caráter colaborativo do projeto e o compromisso do MPF em acompanhar os resultados. “Esse programa do Ministério Público Federal, em conjunto com o Ministério Público do Estado, o Conselho Nacional do Ministério Público e com a parceria do município, tem como intuito melhorar os índices educacionais de Santo Amaro das Brotas”, frisou.

Ele explicou que foram realizadas atividades de fiscalização e coleta informações junto aos gestores e, com base nesses dados e nas falas da população, “vamos buscar junto ao prefeito, à secretária e à sua equipe soluções para que a educação local tenha uma grande evolução”. Segundo ele, a expectativa é realizar uma nova audiência pública no próximo ano para apresentar as melhorias alcançadas.

MPEduc – O Ministério Público pela Educação (MPEduc) é um programa coordenado pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR). O principal objetivo da iniciativa é verificar se as políticas públicas voltadas para a educação básica estão sendo cumpridas pela rede escolar. Para isso, o Ministério Público realiza audiências com a comunidade, aplica questionários, promove reuniões e visita pessoalmente as escolas. Com base nessas informações, são feitas recomendações para que as prefeituras e gestores locais melhorem o que for necessário. Tudo é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que depois presta contas à sociedade sobre o que foi feito e os resultados alcançados.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3837 – para atendimento exclusivo a jornalistas
prse-ascom@mpf.mp.br
Instagram: @mpfsergipe
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

Fonte MPF