MPF prorroga prazo para Dnit adotar medidas emergenciais na BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa (PB) — Procuradoria da República na Paraíba

0
10

Fiscalização de Atos Administrativos

21 de Outubro de 2025 às 18h25

MPF prorroga prazo para Dnit adotar medidas emergenciais na BR-230, entre Cabedelo e João Pessoa (PB)

A data limite para cumprimento integral de recomendação foi estendida até 4 de novembro

Homens usando uniformes laranja de manutenção trabalham na lateral de uma rodovia movimentada, a BR-230, no quilômetro 22, conforme sinalização visível no poste ao lado de um equipamento. Veículos, incluindo um caminhão, circulam na pista.


Foto:Dnit/Paraíba

O Ministério Público Federal (MPF) deferiu pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e prorrogou por mais 15 dias o prazo para cumprimento de recomendação que trata da execução de medidas emergenciais de segurança viária no trecho da BR-230 entre Cabedelo e João Pessoa, na Paraíba (PB). O responsável pelo caso é o procurador da República João Raphael Lima Sousa.

O pedido para estender o prazo foi feito pela Superintendência Regional do Dnit na Paraíba, que alegou a complexidade das informações e o volume de dados exigidos para comprovar as ações realizadas. Com a prorrogação, a nova data limite para comprovar o cumprimento integral da recomendação do MPF é até o próximo dia 4 de novembro.

Por meio do documento, o MPF requisitou que o Dnit realize a correção de buracos, desníveis e falhas de drenagem, além de promover a instalação de sinalização eficaz, colocação de barreiras de proteção e manutenção dos dispositivos de contenção existentes. O Dnit também deve documentar as ações adotadas, apresentar registros fotográficos e cronograma atualizado e identificar os responsáveis técnicos e contratuais.

A recomendação foi expedida após a instauração de inquérito civil pelo MPF, em que foram constatadas irregularidades na sinalização, iluminação, acostamentos, drenagem e no pavimento da rodovia, bem como falta de passarelas e existência de desvios improvisados. No documento, o procurador da República ressaltou que a situação expõe motoristas e pedestres a riscos concretos de acidentes e que as medidas visam prevenir danos à vida, à integridade física e ao direito de mobilidade segura dos usuários.

Confira a íntegra da recomendação

Matéria relacionada:

MPF recomenda ações imediatas do Dnit para garantir segurança no trecho Cabedelo-João Pessoa da BR-230 (PB)

 

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6222
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas – das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Youtube: MPFPB

Fonte MPF