MPF propõe solução emergencial para trânsito na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu — Procuradoria da República em Alagoas

0
14

Meio Ambiente

7 de Abril de 2025 às 6h45

MPF propõe solução emergencial para trânsito na praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu

Medidas foram discutidas em reunião com Prefeitura, órgãos ambientais, de trânsito e representantes dos comerciantes locais

registro fotográfico das pessoas reunidas em torno da mesa oval no MPF, com procurador da República Érico Gomes ao centro


Foto: Comunicação MPF/AL

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas coordenou, na tarde desta sexta-feira (5), uma reunião com diversos órgãos públicos e representantes da sociedade civil para tratar da circulação de veículos na faixa de areia da Praia do Pontal do Peba, em Piaçabuçu (AL). O problema histórico deve ser contornado, inicialmente, com medidas emergenciais voltadas à organização do tráfego na região, com foco na segurança, proteção ambiental e estímulo ao turismo sustentável, até que a solução definitiva seja implementada através do Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla.

A reunião foi motivada pela expedição de recomendação pelo MPF, em 18 de fevereiro, que estabeleceu o prazo de 60 dias para regulamentar a situação do trânsito na faixa de areia da praia.

Reunião sobre o PebaComo encaminhamento principal, o prefeito do Município de Piaçabuçu, Rymes Lessa, comprometeu-se a editar, até o dia 18 de abril (cumprindo o prazo de 60 dias), um decreto municipal que regulamentará de forma emergencial a circulação de veículos na faixa de areia, em consonância com a legislação de trânsito vigente, especialmente a Resolução nº 31/2016 do Cepram/AL. 

O decreto deve prever a definição de critérios para o cadastro de veículos autorizados, a delimitação de áreas de estacionamento, o estabelecimento de horários permitidos para circulação, a implementação de tecnologias de controle e a efetiva fiscalização, além da ampla divulgação sobre as novas condições de circulação na praia.

Reunião sobre o Peba

Também foi recomendada, pelo MPF, a criação de um comitê municipal emergencial, com representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, para acompanhar a implementação das medidas. A proposta inclui ainda a escuta de instituições estratégicas, como ICMBio, Cetran, Detran, BPA e IMA, além da própria população local.

A médio e longo prazo, apontou-se como solução definitiva a municipalização do trânsito em Piaçabuçu, com a devida adesão ao Sistema Nacional de Trânsito, conforme previsto no artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro. Bem como, que o município execute o Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla, que está em fase de elaboração pela SPU, atualmente realizando oficinas.

Reunião do PebaA proposta de regulamentação emergencial foi bem acolhida pelos comerciantes presentes à reunião, que manifestaram otimismo com a possibilidade de organizar o fluxo de veículos e fortalecer o turismo de forma segura e sustentável.

Sob a condução do procurador da República Érico Gomes, participaram da reunião representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) APA Piaçabuçu, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (Cetran/AL), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram/AL), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), além de comerciantes do Pontal do Peba e de representantes das Secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Finanças e da Procuradoria Municipal de Piaçabuçu.

Confira imagens da reunião.

Inquérito Civil nº 1.11.001.000177/2024-42

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF