MPF promoveu palestra sobre investigação criminal na era da informação — Procuradoria da República no Piauí

0
18

Criminal

4 de Agosto de 2025 às 15h24

MPF promoveu palestra sobre investigação criminal na era da informação

Evento integra o projeto Ciclo de Palestras: Temas Jurídicos Contemporâneos

A imagem mostra a palestra Investigação Criminal na Era da Informação. O evento ocorreu no auditório da Procuradoria da República em Teresina (PI), no dia 1º de agosto de 2025. No centro da sala, há uma tela de projeção. Uma pessoa está de pé, próxima à tela. Em frente à tela, há uma mesa comprida onde estão sentadas cinco pessoas, todas homens, com vestimentas sociais (ternos). O auditório está ocupado por uma plateia que parece ser formada por profissionais e estudantes. A maioria está sentada de costas para a câmera, prestando atenção à apresentação. As cadeiras são estofadas, em tons de vermelha.


Foto: Ascom MPF/PI

O Ministério Público Federal (MPF) promoveu, na última sexta-feira (1º), na sede da Procuradoria da República no Piauí, em Teresina (PI), a segunda edição do projeto Ciclo de Palestras: Temas Jurídicos Contemporâneos. A palestra “Investigação Criminal na Era da Informação: Impactos das Tecnologias Emergentes” foi ministrada pelo procurador regional da República Vladimir Barros Aras, doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília.

O projeto “Ciclo de Palestras: Temas Jurídicos Contemporâneos”, de iniciativa da Procuradoria da República no Piauí, tem por objetivo estimular o intercâmbio de conhecimentos e a discussão de temas relevantes e atuais no cenário jurídico com estudiosos e notórios especialistas.

Durante o evento, o palestrante discutiu a proteção de dados pessoais no contexto da investigação criminal e do sistema de justiça, destacando a evolução do direito à privacidade desde o século XIX até as leis modernas. Entre os pontos abordados, Vladimir Aras enfatizou a necessidade de o Brasil se adequar às normas internacionais para facilitar a cooperação policial e jurídica internacional e evitar nulidades em investigações.

Também foram abordadas questões que tratam sobre a autodeterminação informacional e os desafios impostos pelas novas tecnologias. Por fim, ele apontou casos concretos e decisões judiciais, incluindo condenações do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, sublinhando a importância de equilibrar a eficiência investigativa com a garantia dos direitos fundamentais.

Participantes

Além de membros e servidores do MPF, no Piauí e Maranhão, participaram do evento autoridades e servidores da Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral da União (CGU), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Justiça d Estado do Maranhão (TJ/MA).

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí
Fones: (86) 3214 5925
www.mpf.mp.br/pi
facebook.com@MPFederal
instagram@MPF_oficial

Fonte MPF