MPF promove roda de conversa sobre letramento racial e ativismo no Rio de Janeiro — Procuradoria da República no Rio de Janeiro

0
19

Direitos do Cidadão

25 de Abril de 2025 às 18h3

MPF promove roda de conversa sobre letramento racial e ativismo no Rio de Janeiro

Encontro vai destacar iniciativas que fortalecem a inclusão nas instituições públicas

A imagem é um card de divulgação com fundo amarelo estampado por pequenos símbolos circulares. À direita, aparece parte de uma escultura de cabeça de bronze, de feições africanas, cortada verticalmente pela metade.

No centro-esquerda do card, estão os textos:

No topo, em letras grandes:
"APRENDENDO COMUNIDADE
LETRAMENTO RACIAL E ATIVISMO"
(Com as palavras "APRENDENDO COMUNIDADE" em vermelho e "LETRAMENTO RACIAL E ATIVISMO" em preto.)

Em seguida, os nomes dos participantes e suas descrições:

Anita Machado (em vermelho) — "advogada, palestrante e fundadora da Plataforma Da Cor ao Caso" (em azul);

Júlio Franco (em vermelho) — "Programa de Mentoria da PRRJ" (em azul);

Fatima Regina (em vermelho) — "terceirizada egressa do Programa de Mentoria e estudante de História na UFRJ" (em azul).

A composição visual e a paleta de cores destacam o tema racial e o ativismo comunitário, transmitindo uma atmosfera de empoderamento e educação.


Arte: MPF/RJ

O Ministério Público Federal (MPF) promove, no dia 30 de abril, a roda de conversa “Aprendendo Comunidade: Letramento Racial e Ativismo”. O evento será realizado, às 15h, no auditório principal da Procuradoria da República no Rio de Janeiro, localizada no centro da capital fluminense.

Esta será a quarta edição de uma série de encontros mensais que promovem debates sobre temas ligados à equidade racial e de gênero. “Espero que o evento proporcione um olhar mais atento e sensível sobre o papel da Administração Pública como fomentadora de políticas de inclusão e educação, por meio de ações internas. Trata-se de trazer para dentro da instituição as práticas que muitas vezes se espera de outras”, avalia Júlio Otaviano, servidor do MPF e um dos participantes do encontro de abril.

Também estarão presentes Anita Machado, fundadora e diretora executiva do Instituto Da Cor ao Caso, e Fátima Regina, colaboradora terceirizada da PR/RJ e graduanda em Licenciatura em História pela UFRJ.

O evento terá entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia e será transmitido ao vivo pelo Canal do MPF no YouTube. 

Sobre os participantes – Anita Machado é fundadora e diretora-executiva do Instituto Da Cor ao Caso. Reconhecida por sua atuação em defesa da justiça social e dos direitos humanos, recebeu o Prêmio Responsabilidade Social e Promoção à Dignidade Humana, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça. É sócia do escritório Machado Gomes Advocacia.

Fátima Regina atua há quase 20 anos na PR/RJ. Mãe de dois filhos, formou-se em técnico de contabilidade. Após 35 anos afastada da vida acadêmica, retornou aos estudos motivada por oportunidades promovidas por projetos institucionais. 

Júlio Otaviano da Silva Franco, com formação em Tecnologia da Informação e especialização em Gestão Pública pela ESMPU, exerce atualmente a função de Assessor de Gestão Estratégica. Com 20 anos de MPF, passou por áreas como TI e Gestão de Pessoas.

Comissão – A Comissão Pró-Equidade de Raça e Gênero da PR/RJ foi criada em 2018. A Comissão tem o objetivo de discutir a temática de equidade e transversalização de gênero e raça nas instituições públicas. Ela pode sugerir e acompanhar a implementação de medidas que favoreçam, assegurem e promovam a equidade de gênero e raça no MPF e, particularmente, na PR/RJ.

Serviço:

Roda de conversa “Aprendendo Comunidade: Letramento Racial e Ativismo”

Quando: 30 de abril de 2025, às 15h
Local: Auditório principal da PRRJ
Transmissão: Canal do MPF no Youtube

 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570 
 

 

Fonte MPF