MPF promove roda de conversa sobre jornalismo negro no Rio de Janeiro — Procuradoria da República no Rio de Janeiro

0
71

Geral

22 de Julho de 2025 às 16h20

MPF promove roda de conversa sobre jornalismo negro no Rio de Janeiro

Debate será conduzido pela jornalista Etiene Martins e abordará representatividade, comunicação e os caminhos da imprensa negra no Brasil

Card digital de divulgação da roda de conversa “O que é Jornalismo Negro”, com fundo composto por colagens de páginas de jornais em tons de marrom claro. Ao centro, há um balão de fala branco com contorno preto, simulando uma conversa. Dentro do balão, está escrito em letras grandes e escuras:

“O que é Jornalismo Negro”

Abaixo do título, em destaque sobre um retângulo bege, aparece o nome da convidada:

Etiene Martins
jornalista, mestranda em relações raciais, mestre e doutoranda em comunicação e cultura

À esquerda do balão de fala, há um círculo com informações do evento:

30 julho
15h
Auditório do Memorial – PR/RJ (texto disposto em semicírculo ao redor do círculo branco)

No topo da imagem, uma faixa marrom com texto em letras amarelas:

“COMISSÃO DE RAÇA E GÊNERO APRESENTA:”
RODAS DE CONVERSA

Na parte inferior, constam os logotipos da Comissão Pró-Equidade da PR/RJ e do MPF, com o texto:

MPF – Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Rio de Janeiro


Arte: Ascom/PR-RJ

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Comissão Pró-Equidade de Raça e Gênero da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ), promoverá, em 30 de julho, às 15h, uma roda de conversa com o tema “Jornalismo negro”.

A convidada desta edição é a jornalista Etiene Martins, professora no curso de jornalismo na UFF mestre e doutoranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ, mestranda em Relações Raciais e colunista do jornal Estado de Minas. Ela foi vencedora do 17º Troféu Mulher Imprensa e do 15º Prêmio Zumbi de Cultura, na categoria Comunicadores Negros, em 2024.

O encontro será realizado no auditório do Memorial da PR/RJ, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia.

O termo “jornalismo negro” se refere à produção jornalística feita por e para a comunidade negra. A prática surgiu no final do século XIX, segundo pesquisadores, com o objetivo de combater o racismo e a discriminação, além de valorizar a identidade, a cultura e a história afro-brasileira.

Um marco histórico dessa trajetória foi o lançamento, em 1833, do jornal “O Homem de Côr”, considerado o primeiro periódico negro do país. Criado por Francisco de Paula, o jornal abordava temas como política e desigualdade racial, além de divulgar notícias e eventos da comunidade negra. Embora tenha circulado por apenas cinco edições, é reconhecido como precursor da imprensa negra no Brasil.

As rodas de conversa organizadas pela Comissão de Raça e Gênero da PR/RJ ocorrem na última quarta-feira de cada mês, com participação de membros, servidores, estagiários e terceirizados.

Criada em 2018, pela Portaria PR/RJ n° 56/2018, a Comissão Pró-Equidade de Raça e Gênero tem como objetivo discutir a equidade e a transversalização de gênero e raça no âmbito institucional. Também atua na proposição e acompanhamento de medidas que promovam a equidade no MPF, especialmente na PR/RJ.

Serviço

Roda de Conversa: Jornalismo Negro
Quando: 30 de julho de 2025, quarta-feira, às 15h
Onde: Auditório do Memorial da Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 31, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570 
 

 

Fonte MPF