Geral
22 de Julho de 2025 às 16h20
MPF promove roda de conversa sobre jornalismo negro no Rio de Janeiro
Debate será conduzido pela jornalista Etiene Martins e abordará representatividade, comunicação e os caminhos da imprensa negra no Brasil
Arte: Ascom/PR-RJ
O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Comissão Pró-Equidade de Raça e Gênero da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ), promoverá, em 30 de julho, às 15h, uma roda de conversa com o tema “Jornalismo negro”.
A convidada desta edição é a jornalista Etiene Martins, professora no curso de jornalismo na UFF mestre e doutoranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ, mestranda em Relações Raciais e colunista do jornal Estado de Minas. Ela foi vencedora do 17º Troféu Mulher Imprensa e do 15º Prêmio Zumbi de Cultura, na categoria Comunicadores Negros, em 2024.
O encontro será realizado no auditório do Memorial da PR/RJ, com entrada livre e sem necessidade de inscrição prévia.
O termo “jornalismo negro” se refere à produção jornalística feita por e para a comunidade negra. A prática surgiu no final do século XIX, segundo pesquisadores, com o objetivo de combater o racismo e a discriminação, além de valorizar a identidade, a cultura e a história afro-brasileira.
Um marco histórico dessa trajetória foi o lançamento, em 1833, do jornal “O Homem de Côr”, considerado o primeiro periódico negro do país. Criado por Francisco de Paula, o jornal abordava temas como política e desigualdade racial, além de divulgar notícias e eventos da comunidade negra. Embora tenha circulado por apenas cinco edições, é reconhecido como precursor da imprensa negra no Brasil.
As rodas de conversa organizadas pela Comissão de Raça e Gênero da PR/RJ ocorrem na última quarta-feira de cada mês, com participação de membros, servidores, estagiários e terceirizados.
Criada em 2018, pela Portaria PR/RJ n° 56/2018, a Comissão Pró-Equidade de Raça e Gênero tem como objetivo discutir a equidade e a transversalização de gênero e raça no âmbito institucional. Também atua na proposição e acompanhamento de medidas que promovam a equidade no MPF, especialmente na PR/RJ.
Serviço
Roda de Conversa: Jornalismo Negro
Quando: 30 de julho de 2025, quarta-feira, às 15h
Onde: Auditório do Memorial da Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 31, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570
prrj-ascom@mpf.mp.br
Fonte MPF