MPF promove debate sobre direitos LGBTQIA+ no Brasil e nos EUA com professor da Universidade de Columbia — Procuradoria da República no Rio de Janeiro

0
25

Geral

28 de Julho de 2025 às 16h15

MPF promove debate sobre direitos LGBTQIA+ no Brasil e nos EUA com professor da Universidade de Columbia

Encontro contará com a participação especial do professor Kendall Thomas, da Faculdade de Direito da Universidade de Columbia (Nova York), referência internacional em temas como teoria crítica da raça, filosofia do direito, direitos humanos e sexualidade

A imagem tem como plano de fundo um degradê dividido em três partes verticais: tons de vermelho e laranja à esquerda, branco no centro e tons de azul à direita. No centro, há duas bandeiras sobrepostas horizontalmente: a do Brasil à esquerda e a dos Estados Unidos à direita. Acima das bandeiras, uma sequência de silhuetas de pessoas de diferentes tamanhos, representando diversidade etária e de gênero, em cores que formam um degradê do verde ao roxo. No canto inferior direito, está o logotipo do Ministério Público Federal (MPF).


Arte: Comunicação

O Ministério Público Federal (MPF) realizará, no dia 6 de agosto, às 15h, o evento “Direitos em Risco: uma conversa sobre direitos de pessoas LGBTQIA+ no Brasil e nos Estados Unidos”, no auditório do Memorial da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR-RJ).

O encontro contará com a participação especial do professor Kendall Thomas, da Faculdade de Direito da Universidade de Columbia (Nova York), referência internacional em temas como teoria crítica da raça, filosofia do direito, direitos humanos e sexualidade. A mediação será feita pelo procurador da República Sergio Gardenghi Suiama.

O procurador Suiama destaca que o objetivo do evento é promover um,a reflexão crítica sobre os desafios enfrentados pela população LGBTQIA+ nos dois países, em meio a retrocessos legislativos e políticas excludentes. “A proposta é fomentar o diálogo entre diferentes experiências jurídicas e sociais, contribuindo para a proteção e o fortalecimento dos direitos fundamentais dessa população”.

A atividade integra a programação da exposição “MPF e os direitos LGBTQIA+: Memória e resistência no Rio de Janeiro”, lançada em julho no Memorial da PR-RJ. A mostra destaca a atuação institucional do MPF em defesa dos direitos da população LGBTQIA+ no estado do Rio de Janeiro, com base em casos emblemáticos e iniciativas de promoção da cidadania e do respeito à diversidade.

Mais informações sobre a exposição: clique aqui.

O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia, e reforça o compromisso do MPF com a promoção dos direitos humanos e o enfrentamento da discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

cartaz palestra

SERVIÇO:

Direitos em Risco: uma conversa sobre direitos de pessoas LGBTQIA+ no Brasil e nos Estados Unidos
Quando: 6 de agosto de 2025, às 15h
Onde: Auditório do Memorial da Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 31, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Atendimento à imprensa: (21) 3971-9570 
 

 

Fonte MPF