Cooperação Internacional
4 de Julho de 2024 às 14h55
MPF promove conferência internacional para discutir o enfrentamento do tráfico de pessoas
Autoridades e especialistas vão debater o tema em 31 de julho, na sede da PGR, em Brasília. Inscrições devem ser feitas até 12h do dia 24
Arte: Comunicação/MPF
Para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Ministério Público Federal (MPF) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promovem, no dia 31 de julho, de 9h às 17h30, a “Conferência Internacional: Enfrentamento do Tráfico de Pessoas”. Realizada com apoio do Programa El Paccto, a iniciativa reunirá autoridades e especialistas na temática na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília (DF).
Para participar da atividade, é necessário fazer inscrição até as 12h do dia 24 de julho. Foram destinadas 70 vagas a integrantes do MPU, da Justiça Federal, do Executivo Federal, da Polícia Federal e da sociedade civil com atuação na temática. O encontro visa conscientizar, capacitar e construir parcerias institucionais, bem como divulgar o lançamento da Unidade Nacional de Enfrentamento ao Tráfico Internacional de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes do MPF.
Serão discutidos na conferência temas como experiências exitosas de países com unidades especializadas em tráfico de pessoas, cooperação internacional, ferramentas de combate ao tráfico de pessoas e o Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas. A atividade será dividida em quatro painéis. (Confira aqui a programação preliminar)
Participam do evento representantes dos Tribunais Superiores; do Ministério Público; dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e das Relações Exteriores; além de instituições internacionais e programas de cooperação como Eurofront, RedTram, Red LYNX, Interpol, Europol, Empact e Eurojust.
Conscientização – O enfrentamento do tráfico de pessoas também será abordado, ao longo do mês de julho, nos canais de divulgação do MPF. Desdobramentos do tema serão divulgados em postagens nas redes sociais da instituição (Instagram, Facebook, Whatsapp, YouTube E LinkedIN). Também será lançada uma série de matérias sobre o assunto no portal do MPF e no programa Interesse Público, transmitido pela TV Justiça.
O objetivo é levar conhecimento para a sociedade sobre esse crime, que é complexo e impulsionado por diversos fatores, incluindo pobreza, desigualdade, falta de oportunidades econômicas, discriminação e baixa escolaridade. As vítimas, que incluem em sua maioria mulheres e crianças, são submetidas a diversas violações, como exploração sexual, trabalho forçado, servidão por dívidas, tráfico de órgãos e até mesmo adoção ilegal.
Conferência Internacional: Enfrentamento do Tráfico de Pessoas
Inscrição: até as 12h de 24 de julho (clique aqui)
Período de realização: 31 de julho, de 9h às 17h30
Modalidade: presencial
Local: Espaço Multiúso – Procuradoria-Geral da República, em Brasília-DF
Vagas: 70
Fonte MPF