MPF promove ação de prevenção ao tráfico de pessoas no centro de Florianópolis (SC) — Procuradoria da República em Santa Catarina

0
11

Direitos do Cidadão

7 de Agosto de 2025 às 16h6

MPF promove ação de prevenção ao tráfico de pessoas no centro de Florianópolis (SC)

Evento será realizado nesta sexta-feira (8), no Largo da Alfândega

Foto mostra parte do tronco de uma mulher de costas, vestindo roupa preta, sentada em um banco marrom, com as mãos amarradas com corda nas costas


Foto ilustrativa: Canva

Em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, o Ministério Público Federal (MPF) vai realizar, nesta sexta-feira (8), uma ação de prevenção e orientação à população, com foco na informação e no acesso a direitos. A atividade ocorrerá no Largo da Alfândega, das 10h às 14h, no centro de Florianópolis (SC). 

A proposta do evento é aproximar o tema da população e ampliar a conscientização sobre o que é o tráfico de pessoas, suas diferentes modalidades e os mecanismos de denúncia e proteção existentes. A iniciativa é uma parceria do MPF com a Círculos de Hospitalidade, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a Agência da ONU para as Migrações (OIM), a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Pastoral dos Migrantes e o Instituto Obiê.

As atividades previstas incluem a presença da unidade móvel do MPF, com distribuição de materiais informativos e orientações jurídicas; o Balcão de Direito e Cidadania, com atendimentos e orientações à população, especialmente voltado a migrantes, refugiados e outros grupos vulneráveis; e o diálogo com o público sobre a importância da prevenção, do reconhecimento dos sinais do tráfico e do acesso à rede de proteção.

Atuação interinstitucional – O tráfico de pessoas é uma grave violação de direitos humanos, que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo, muitas vezes de forma invisível. A desinformação, a desigualdade social, o racismo estrutural e as barreiras de acesso a direitos contribuem para tornar certos grupos mais vulneráveis a aliciamentos e situações de exploração.

A articulação entre o MPF, a sociedade civil e a universidade reforça a importância da atuação interinstitucional no enfrentamento ao tráfico de pessoas e na promoção da justiça social, com atenção especial à prevenção e à proteção das populações em situação de vulnerabilidade.

Ação de Prevenção ao Tráfico de Pessoas
Quando: 8 de agosto, das 10h às 14h
Onde: Largo da Alfândega, centro de Florianópolis

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466 e 98848-1506
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

Fonte MPF