Indígenas
6 de Agosto de 2024 às 14h10
MPF prestigia posse de novos conselheiros indígenas no Condisi Interior Sul
Conselheiros são os responsáveis por monitorar a atenção à saúde indígena em SC e RS
Foto: Ascom MPF/SC
A procuradora da República Analúcia Hartmann representou o Ministério Público Federal no evento de posse dos 72 conselheiros eleitos do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Interior Sul. Eles foram eleitos por 40 mil indígenas de 210 comunidades distribuídas por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A procuradora participou do debate “Desafios e Avanços para o Condisi-Isul: Ajustes Documentais e Controle Social”.
O evento faz parte da reunião ordinária eleitoral do (Condisi-Isul), que está sendo realizada de 6 a 9 de agosto no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São José (SC) e que deverá eleger o novo Presidente do CONDISI.
Além do processo eleitoral, o encontro promoverá uma consulta pública ampliada sobre a mudança na gestão das contratações dos profissionais de saúde indígena por meio da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS).
O Condisi é o responsável pelo controle social das políticas públicas voltadas ao atendimento indígena na região e é considerada uma instância de supervisão e monitoramento das ações de saúde indígena.
Em sua fala, a procuradora Analúcia Hartmann destacou que “o Ministério Público Federal acompanha o desenvolvimento dessas instâncias de decisão na saúde indígena desde sua concepção. Um alerta que eu faço é que o objetivo comum deve estar acima das divergências, para não deixar a luta interna acontecer, pois é nisso que qpostam os opositores da causa indígena. É preciso apostar no diálogo para que todas as vozes e posicionamentos sejam ouvidos“.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466 e 2107-2480
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC
Fonte MPF