Geral
18 de Abril de 2024 às 16h25
MPF pela Educação Social fala sobre violência de gênero na Escola Estadual Major Arcy, em São Paulo
A procuradora regional da República Paula Bajer Fernandes conversou sobre o tema com alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio
Foto: Ascom/Sinacom/MPF
A equipe do projeto MPF pela Educação Social visitou a Escola Estadual Major Arcy, no bairro Vila Mariana, em São Paulo, no dia 10 de abril, para falar sobre violência de gênero. A procuradora regional da República, Paula Bajer Fernandes, integrante do Grupo de Trabalho (GT) Violência Política de Gênero do Ministério Público Eleitoral, conversou sobre o tema com alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio.
A procuradora introduziu o assunto mencionando a Constituição Federal de 1988 como a lei maior do país, que prevê que todos são iguais perante a lei em seu artigo 5º, e no primeiro inciso diz que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos da Constituição”. Mencionou também que há outras leis mais específicas, como a Lei Maria da Penha e a Lei de combate à violência política contra a mulher, ambas que protegem as mulheres em diferentes situações.
Os alunos demonstraram interesse e conhecimento pelo tema. Contaram sobre os trabalhos realizados durante o mês de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher. Durante o mês, diversas atividades foram trabalhadas, como a apresentação de histórias de mulheres que inspiraram os alunos e uma experiência imersiva com atuação de alunas. Ao final da palestra, fizeram perguntas para a procuradora sobre casos famosos de violência política e compartilharam situações que presenciaram no cotidiano, mostrando a importância de um debate como este ser levado às escolas.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
https://saj.mpf.mp.br/
Fonte MPF