Geral
7 de Novembro de 2025 às 16h55
MPF pela Educação Social aborda o combate ao racismo e ao preconceito religioso em palestra para alunos do Ensino Fundamental
Tema foi sugerido pela própria direção da escola devido a casos recentes entre os estudantes

Foto: Ascom/MPF/3ª Região
O Ministério Público Federal (MPF), por meio do projeto MPF pela Educação Social, realizou na última quarta-feira (5) uma visita à Escola Estadual Professor Lourenço Filho, localizada no bairro Planalto Paulista, em São Paulo (SP). Durante a visita, o projeto abordou a temática do “racismo recreativo”, sugerido pela própria direção da escola, devido a casos recentes entre alunos. O encontro também falou sobre o preconceito religioso, em especial contra religiões de matriz africana.
Pela primeira vez, um tema foi levado por um membro de outro órgão, diferente do MPF, numa parceria inédita para o projeto. O juiz federal Ewerton Teixeira Bueno, que já foi servidor do MPF, foi convidado pelo MPF pela Educação Social para falar sobre o tema com os estudantes de 7º e 8º anos. Bueno contou para os alunos sobre sua trajetória e abordou o tema de combate ao racismo. Destacou a importância da representatividade de negros, pardos e periféricos no Judiciário, assim como em toda a sociedade. Os alunos participaram ativamente da conversa com perguntas sobre o tema.
A vice-diretora da escola, Silvia Righi, agradeceu a ida do projeto, que complementa o trabalho que tem sido feito pela própria escola com a temática. “Nós criamos um protocolo para atender os casos de racismo que estavam chegando até a diretoria. Com a ajuda dos alunos, percebemos que esse era um tema muito recorrente e que precisava ser abordado. Ter o reforço do MPF e do Judiciário no trabalho que estamos realizando é de extrema importância.”
A supervisora de ensino da Diretoria de Ensino Centro Oeste, Ivolnildes Souza, também expressou satisfação ao receber o MPF pela Educação Social. “A escola está fazendo um trabalho de combate ao racismo há algum tempo que está florescendo, com os alunos muito engajados. Vocês estarem aqui hoje, fortalecendo essa temática que é tão cara para todos nós, é só gratidão” relata.
MPF pela Educação Social – O projeto é uma iniciativa da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3), unidade do Ministério Público Federal que atua junto ao Tribunal Regional Federal (TRF3) e ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), e busca promover nos estudantes reflexões sobre temas como cidadania, ética, segurança digital, entre outros. Acesse o site do projeto em educacaosocial.mpf.mp.br.
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Ministério Público Federal
Informações à Imprensa
(11) 2192-8620 / (11) 99167-3346 (Tel/WhatsApp)
prr3-ascom@mpf.mp.br.
Fonte MPF


