MPF pede que Crea elabore laudo independente sobre situação de ponte em Candeias do Jamari (RO) — Procuradoria da República em Rondônia

0
15

Fiscalização de Atos Administrativos

12 de Maio de 2025 às 17h0

MPF pede que Crea elabore laudo independente sobre situação de ponte em Candeias do Jamari (RO)

Órgão também pediu informações ao Dnit sobre providências quanto a rachaduras na ponte sobre o Rio Candeias

A imagem mostra uma vista aérea de uma ponte sobre um rio, cercada por uma floresta densa. A ponte tem veículos, incluindo um caminhão e carros, atravessando-a.


Foto: MPF/RO

O Ministério Público Federal (MPF) está apurando a existência de rachaduras na ponte sobre o Rio Candeias, que liga o município de Candeias de Jamari a Porto Velho (RO). O órgão enviou ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), pedindo a elaboração de laudo técnico com informações detalhadas sobre a situação da ponte e as medidas que foram ou serão adotadas para solução e correção das irregularidades, bem como a indicação de quais medidas devem ser adotadas pelo Dnit para garantir a segurança da estrutura.

Na quinta-feira (8), o procurador da República Raphael Bevilaqua realizou reunião urgente com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Rondônia (Crea), Edison Rigoli, na qual solicitou avaliação técnica independente sobre as condições da ponte. A intenção é complementar as verificações do Dnit, garantindo um diagnóstico preciso e confiável, identificando o nível dos danos e os riscos potenciais à segurança da população que utiliza diariamente a ponte. O MPF formalizou o pedido em ofício enviado ao Crea.

O MPF começou a atuar no caso no começo deste mês, quando vídeos nas redes sociais mostraram supostas rachaduras na ponte e notícias veiculadas pela imprensa passaram a informar sobre a situação. Também houve registro de relato de uma cidadã que trabalha em Candeias do Jamari, que procurou o órgão para informar que o tráfego na ponte está lento devido ao controle de “pare/siga”, solicitando informações sobre a segurança da ponte e a intermediação do MPF para que o tráfego volte a normalizar.

Notícia de Fato nº 1.31.000.000757/2025-38

Assessoria de Comunicação 
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
prro-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ro
Twitter: @MPF_RO

Fonte MPF