MPF participa de visitas conjuntas com ministro do STJ sobre sistema prisional e titulação de terras quilombolas no MA — Procuradoria da República no Maranhão

0
12

Sistema Prisional

10 de Outubro de 2025 às 20h30

MPF participa de visitas conjuntas com ministro do STJ sobre sistema prisional e titulação de terras quilombolas no MA

Foram realizadas visitas às unidades prisionais de São Luís e assinado um protocolo para implementação de Casa de Justiça em Alcântara (MA)

Autoridades do sistema de justiça em visita técnica ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA). Estão todos em pé, de frente para a câmera no pátio de uma unidade prisional, em frente a um prédio em formato retangular com uma placa azul no topo com o nome da unidade (UPFEM).


Visita técnica ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), em 9/10/2025. Foto: Monteles/Seap.

O Ministério Público Federal (MPF) participou, nesta quinta-feira (9), de visitas e reuniões conjuntas com o ministro Carlos Pires Brandão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em São Luís (MA) e Alcântara (MA). As visitas técnicas ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas e à Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM), na capital maranhense, e ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e à prefeitura local fizeram parte do roteiro de trabalho voltado a temas como reintegração social e titulação fundiária.

O MPF foi representado pelo procurador-chefe no Maranhão, Alexandre Soares, e pela procuradora da República Thayná Freire, que acompanharam as duas etapas da programação.

A visita às unidades prisionais foi conduzida pela equipe da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que apresentou as atividades desenvolvidas e os avanços no tratamento humanizado e na ressocialização dos detentos. Na UPFEM, os integrantes da comitiva conheceram a padaria, a biblioteca, o berçário e outros espaços voltados à reinserção social na unidade que, há três anos, é considerada a melhor unidade prisional do Brasil.

Além das práticas de reintegração social e medidas alternativas, as visitas às unidades prisionais incentivaram a articulação institucional entre o sistema de justiça e o sistema penitenciário estadual. O MPF mantém atuação direta no tema, por meio de sua participação no Conselho Penitenciário do Estado do Maranhão (Copen/MA), realizando inspeções e monitorando os desdobramentos das crises no sistema prisional desde a década passada. O órgão também atua propondo medidas e fiscalizando a aplicação dos recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), destinados a investimentos no sistema carcerário.

Em Alcântara, a reunião técnica tratou da atualização do processo de titulação e transferência de propriedade imobiliária da área correspondente ao Centro de Lançamento de Alcântara. O MPF teve participação ativa nas discussões realizadas no CLA e na prefeitura municipal, com manifestações do procurador Alexandre Soares sobre o histórico de conflitos fundiários na região e a importância da garantia dos direitos das comunidades quilombolas. Durante a visita, o MPF também recebeu reclamações da comunidade local relacionadas a casos recentes de degradação ambiental, que serão objeto de apuração pelo órgão.

Resultados – Durante a visita à prefeitura de Alcântara, foi assinado um protocolo de intenções para a implementação de uma Casa de Justiça no município, com o objetivo de ampliar o acesso da população a serviços jurídicos, em parceria com diversas instituições.

Entre os principais temas tratados na reunião, destaca-se a discussão sobre os prazos para expedição de títulos de propriedade às comunidades quilombolas, mediante abertura de matrícula imobiliária no cartório de Alcântara. Alexandre Soares reforça que o trabalho não para por aqui. “O MPF acompanhará a titulação e a garantia dos direitos das comunidades quilombolas de Alcântara, como fez ao longo dos anos”, afirmou o procurador-chefe.

Em relação ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, a procuradora Thayná Freire enfatiza a necessidade de um acompanhamento ativo e efetivo realizado pelas instituições responsáveis pelas unidades prisionais. “Para o MPF, é essencial verificar a participação de cada ente público, inclusive da União, no enfrentamento aos problemas do sistema carcerário no Maranhão”, ressaltou a procuradora.

Participantes – Além do ministro do STJ e dos representantes do MPF, participaram da comitiva que visitou as unidades prisionais integrantes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) como a coordenadora-geral do PopRuaJud no Maranhão, desembargadora Graça Amorim; o desembargador Nilo Ribeiro; o juiz coordenador da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF), Douglas de Melo Martins; o juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, Francisco Lima; e a juíza coordenadora do PopRuaJud, Larissa Tupinambá.

Ainda entre os representantes do sistema de justiça, estavam presentes os juízes federais George Ribeiro da Silva, Hugo Abas Frazão e Ilan Presser, o defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, o defensor público federal Yuri Costa e o professor Marcelo Carvalho (Uema). Também participaram das visitas ao sistema penintenciário o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade; o subsecretário de Administração Penitenciária, Fredson Maciel, além de integrantes da Seap.

 

* Com informações do TJMA

 

Matéria Relacionada:

Ministro do STJ discute humanização e ressocialização em visita ao Complexo Penitenciário de São Luís

 

Assessoria de Comunicação

Ministério Público Federal no Maranhão

Twitter:@MPF_MA

https://x.com/MPF_MA

Atendimento à Imprensa  – 9h às 17h

Fonte MPF