Direitos do Cidadão
18 de Dezembro de 2025 às 17h36
MPF participa de simpósio sobre a primeira infância em Maceió
Evento integra ações do Plano de Ações Sociourbanísticas previsto em acordo socioambiental firmado em razão do afundamento do solo e reuniu profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social

Imagem: Comunicação MPF/AL
O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF) participou, na última quinta-feira (11), em Maceió, do Simpósio Primeira Infância na Atualidade: Cuidado Integral e Intersetorialidade, encontro que reuniu profissionais das secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social para debater a integração de políticas públicas voltadas ao atendimento integral de crianças na primeira infância. O evento ocorreu no auditório do SESI/SENAI, e marcou o início das atividades do Projeto Trilhas da Infância.
A iniciativa integra o Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS), previsto no Acordo Socioambiental firmado pelo MPF com a Braskem, com a apoio do Ministério Público Estadual (MPE) e a adesão do Município de Maceió. O projeto tem como foco o fortalecimento da atuação intersetorial no território, especialmente diante dos impactos sociais provocados pelo processo de desocupação de bairros atingidos pelo fenômeno da subsidência.
Também foram apresentados os fundamentos e etapas do projeto de atualização técnica em primeira infância Trilhas da Infância, que prevê formações continuadas, estações temáticas obrigatórias e metodologias ativas, com ênfase na articulação entre teoria e prática. A proposta busca estimular a troca de experiências entre diversos setores, atualização técnica de profissionais envolvidos e a ancoragem no território, em decorrência da desocupação dos bairros em razão do afundamento do solo.
Representando o MPF, a procuradora-chefe da República em Alagoas Roberta Bomfim, participou da mesa de abertura, junto com outras autoridades, e ressaltou a felicidade em se ter uma mesa formada só por mulheres, uma raridade, além de uma maioria feminina no auditório. Também destacou a importância da discussão sobre o tema e fez um convite aos presentes:
“É com alegria que estamos lançando mais um projeto do PAS, sobretudo envolvendo crianças e adolescentes, esse olhar conjunto para a construção de políticas públicas eficazes para o cumprimento das garantias constitucionais de proteção integral de direitos de crianças e adolescentes, e convido a todos para que olhem com carinho o trabalho desenvolvido nas Trilhas”, pontuou.
Durante o evento, houve a apresentação cultural do Batuque Mundaú, do Mestre Dalmo Almeida, além de palestras e debates com profissionais que participam ativamente de ações de cuidado com a primeira infância, nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Plano de Ações Sociourbanísticas – reunindo mais de 40 iniciativas nas áreas social, cultural, econômica e urbanística, o PAS é acompanhado pelo MPF em Alagoas como parte das medidas de reparação e mitigação dos impactos socioambientais ocasionados pela extração do salgema em Maceió.
1.11.000.000144/2021-60
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al
Atendimento ao cidadão
(82) 2121-1400
Fonte MPF


