MPF participa de operação ambiental conjunta contra ocupação ilegal em parque estadual do Paraná — Procuradoria da República no Paraná

0
10

Meio Ambiente

21 de Agosto de 2025 às 14h20

MPF participa de operação ambiental conjunta contra ocupação ilegal em parque estadual do Paraná

Foram encontradas casas e até plantação de cana-de-açúcar em área de proteção permanente em Paranaguá

Imagem de uma retroescavadeira demolindo uma casa de madeira. O veículo levanta parte do telhado já arrancado. No canto inferior esquerdo, em destaque, aparece uma foto da mesma casa antes da demolição, com paredes de madeira e varanda coberta.


Foto: Polícia Federal

A 25ª fase da Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (Aifa), que visa proteger manguezais e outras áreas de preservação de Paranaguá (PR), concentrou seus esforços no Parque Estadual do Palmito (PEP). A operação foi acompanhada pelo Ministério Público Federal (MPF).

Localizada a cerca de 15 km do centro histórico da cidade, essa unidade de conservação de proteção permanente sofre especulação imobiliária, registrando várias formas de ocupação ilegal. De acordo com os fiscais ambientais, trechos do parque chegaram a ser loteados para comercialização.

Além do MPF, fizeram parte dessa fase o Instituto Água e Terra (IAT) – gestor do parque –, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Civil Municipal e secretarias de Meio Ambiente, Obras, Urbanismo e Assistência Social de Paranaguá.

Durante a operação, foram demolidas casas que apenas eram utilizadas aos finais de semana. Também foi identificado um terreno com plantação de cana-de-açúcar, agora retirada.

O parque já havia sido alvo da Aifa em fevereiro do ano passado. Investigações posteriores, porém, apontaram a ocorrência de mais atividades irregulares.

Denúncias – A população pode colaborar com o trabalho contínuo da Aifa. O MPF possui um canal apto a receber denúncias sobre possíveis crimes em áreas de proteção ambiental, como invasões, cercas, construções, aterros, abertura de ruas e descarte de lixo e/ou entulho, por exemplo.

No portal MPF Serviços, basta acessar Denúncias e Pedidos de informação. Dúvidas sobre como denunciar ao MPF podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3219-8754, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Mais informações sobre denúncias e a linha do tempo com todas as fases da Aifa podem ser conferidas aqui.

 

Ministério Público Federal no Paraná
Assessoria de Comunicação
(41) 3219-8843

 

Fonte MPF