MPF participa de evento sobre saúde materna em Sergipe — Procuradoria da República em Sergipe

0
14

Fiscalização de Atos Administrativos

21 de Novembro de 2024 às 15h4

MPF participa de evento sobre saúde materna em Sergipe

Órgão defendeu parceria e diálogo entre instituições

A imagem mostra quatro pessoas posando para uma foto. Duas das pessoas estão segurando certificados. Todos estão usando crachás de identificação pendurados no pescoço. Eles também estão segurando sacolas de papel.


Foto: Hospital Santa Isabel

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Ígor Miranda, participou, na manhã desta terça-feira (19), de edição especial do evento Gestabel, projeto realizado pelo Hospital Santa Isabel para proteção de gestantes em situação de vulnerabilidade, com foco especial nas mulheres negras, que estão mais expostas ao cenário de mortalidade materna. O evento aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde, em Aracaju (SE).

Em sua palestra, Ígor Miranda destacou a importância da parceria entre instituições para a construção de soluções inteligentes no tema da saúde. O procurador apresentou, como exemplo, a solução mediada pelo MPF e pactuada entre o Hospital Santa Isabel e a Energisa. Nesse caso, havia faturas de energia elétrica em aberto e o acordo permitiu a manutenção do funcionamento da unidade hospitalar, que é parte da Associação Aracajuana de Beneficência e atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A melhoria dos índices de mortalidade materno-infantil em Sergipe passam necessariamente pelo respeito à ciência e experiência dos profissionais de saúde, bem como pela transparência na tratativa do tema com os órgãos de controle e usuários”, destacou o procurador da República. O MPF investiga, em procedimento administrativo (nº 1.35.000.001667/2023-53), o aumento de 19,5% na mortalidade materno-infantil em Sergipe, registrado em 2023.

O diretor administrativo do Hospital Santa Isabel, Max Oliveira, destaca que “o Hospital Maternidade Santa Isabel e o Projeto Gestabel vêm fazendo a diferença na qualificação do cuidado no ciclo materno-infantil, e hoje também estamos reforçando nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das gestantes em situação de vulnerabilidade”.

*Com informações da Ascom do Hospital Santa Isabel

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

Fonte MPF