Direitos do Cidadão
20 de Maio de 2025 às 16h43
MPF participa de evento inclusivo em comemoração aos dois anos da Central de Intérpretes de Libras
Atuação reafirma compromisso da instituição com o atendimento acessível à comunidade surda no Rio Grande do Sul
Foto: SAC/PRR4
O Ministério Público Federal (MPF) participou, no último domingo (19), das celebrações pelos dois anos da Central de Intérpretes de Libras (CIL), evento com foco na acessibilidade e inclusão da comunidade surda de Porto Alegre (RS). A programação ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Surdos Bilíngue Salomão Watnick e contou com a oferta de serviços de saúde, assistência social e orientação cidadã.
Representaram o MPF no evento Janaina Lazzari Fiorin, servidora da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), tradutora e intérprete de Libras responsável pelo atendimento acessível da instituição, e Sandra Denise Correa, estagiária do MPF e surda sinalizante. Ambas atuaram na recepção de denúncias, reclamações e informações junto ao público presente.
“Foi uma oportunidade de reforçar a presença do MPF em espaços acessíveis e de escuta ativa, garantindo que a população surda tenha acesso real à Justiça e aos seus direitos”, destaca Janaina Fiorin. A servidora atua regularmente nos atendimentos realizados pelas unidades da PRR4 e da PR/RS, que mantêm salas integradas de SAC, incluindo o suporte em Libras.
O convite para a participação no evento foi feito pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), entidade parceira do MPF na divulgação de canais acessíveis do MPF para pessoas surdas. A aproximação com a comunidade tem se intensificado nos últimos anos, com a ampliação dos canais de atendimento e a presença da instituição em eventos inclusivos.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 – 2016 – 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Facebook: https://www.facebook.com/MPFPRR4/
Twitter: @mpf_prr4
Fonte MPF