MPF participa de evento em homenagem as três décadas do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena em MT — Ministério Público Federal em Mato Grosso

0
16

Geral

30 de Julho de 2025 às 14h39

MPF participa de evento em homenagem as três décadas do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena em MT

Procurador-chefe do MPF em Mato Grosso representou o órgão em evento que reuniu lideranças, autoridades e educadores para destacar avanços e desafios da modalidade

autoridades indígenas e representantes de diversos órgãos posam em pé para foto em cima de um tablado


Foto: Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) realizou, nesta terça-feira (29), uma cerimônia em homenagem aos 30 anos do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI-MT). O procurador-chefe do MPF em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi, representou o órgão na solenidade.

Após cumprimentar os presentes em diversas línguas indígenas, Pael reforçou o valor do colegiado. “A educação escolar indígena não é apenas uma formação profissional, mas um processo de resgate e de reavivamento do modo de vida, tão importante quanto o território para os povos originários. Esse evento reforça a importância de que todos os órgãos governamentais valorizem essa modalidade”.

Criado em 1995, o Conselho foi o primeiro do Brasil e se consolidou como referência nacional na defesa de uma educação diferenciada, que respeita as línguas, culturas e tradições dos povos indígenas, em consonância com a Constituição Federal de 1988 e a Convenção 169 da OIT – Povos Indígenas e Tribais.

Durante o evento, foram lembradas três décadas de avanços, como os projetos Tucum, Urucum, Xamã, Hayô e o Magistério Intercultural, além da implantação do 3º Grau Indígena, considerada a política pública de formação de professores indígenas mais duradoura do país.

Por meio dessas inciativas, mais de 650 professores indígenas já foram formados, fortalecendo a identidade cultural e preparando novas gerações para o futuro.

O presidente do Conselho, Filadelfo de Oliveira Neto, do povo Umutina-Balatiponé, destacou que o momento é de conquistas, mas também de reivindicações. “Nestes 30 anos, tivemos avanços significativos, mas ainda temos grandes desafios, como a realização do segundo concurso público para professores indígenas e a ampliação de projetos de ensino superior. Só a educação transforma, e precisamos continuar lutando por uma educação específica e diferenciada que valorize nossas culturas e garanta oportunidades para nossos jovens”, disse Filadelfo.

O cacique Rony, liderança do povo Pareci e da aldeia Wazare, disse que educação é o caminho para manter nosso território, nossa cultura e nossa identidade. “Essa é uma conquista coletiva, fruto da força das lideranças e do movimento indígena, e precisa seguir se fortalecendo com sustentabilidade e valorização da juventude indígena”, enfatizou.

MPF Serviços – Quer registrar uma denúncia, solicitar uma informação ou enviar um documento ao MPF?

Acesse: www.mpf.mp.br/mpfservicos

Com informações Seduc-MT

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
saj.mpf.mp.br
(65) 3612-5133

Fonte MPF