MPF participa de evento cultural em comunidade quilombola Terra Dura e Coqueiral, em Sergipe — Procuradoria da República em Sergipe

0
120

Comunidades Tradicionais

30 de Abril de 2024 às 10h55

MPF participa de evento cultural em comunidade quilombola Terra Dura e Coqueiral, em Sergipe

Iniciativa destaca diversidade religiosa e contempla projeto de mitigação ambiental em região impactada por hidrelétrica da Chesf

Arte mostra, ao fundo, imagem de um muro, tendo à frente um rosto de mulher e a palavra 'Quilombolas' escrita em letras vermelhas.


Arte: Comunicação MPF

No último sábado (27), o Ministério Público Federal (MPF) participou de evento cultural realizado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), na comunidade quilombola Terra Dura e Coqueiral, situada nos municípios de Capela e Japaratuba, em Sergipe. A ação foi prestigiada pelas procuradoras da República Gisele Bleggi e Aldirla Albuquerque.

O evento faz parte do Programa de Educação Ambiental da Chesf, vinculado à usina hidrelétrica de Xingó, que objetiva promover iniciativas de mitigação dos impactos socioambientais na região. Entre as atividades realizadas, destacaram-se diversas apresentações culturais, incluindo rituais religiosos de diferentes tradições, como católica, evangélica e de matriz africana.

“Foi uma oportunidade incrível para celebrarmos não apenas a riqueza cultural, mas também o projeto de compensação ambiental da Chesf. Durante toda a celebração, nós, procuradoras do MPF, tivemos o privilégio de acompanhar maravilhosas apresentações culturais. Queremos ressaltar a importância fundamental do diálogo e da colaboração entre comunidades diversas para a efetivação de projetos socioambientais que realmente façam a diferença”, destacou Gisele Bleggi.

O evento também proporcionou um espaço de troca de experiências entre as comunidades quilombolas, com a presença de representantes de outros quilombos, como Patrícia e Xifroneze Santos, lideranças da comunidade de Caraíbas, localizada no sertão sergipano.

“Esta união de esforços e o reconhecimento da diversidade cultural demonstram um compromisso conjunto em promover o desenvolvimento sustentável e preservar o valioso patrimônio cultural das comunidades quilombolas de Sergipe”, concluiu a procuradora Aldirla Albuquerque.

 

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

Fonte MPF