MPF participa de encerramento da formação da Ação Saberes Indígenas na Escola — Procuradoria da República em Sergipe

0
93

Comunidades Tradicionais

26 de Maio de 2025 às 15h10

MPF participa de encerramento da formação da Ação Saberes Indígenas na Escola

Iniciativa de formação de professores indígenas é coordenada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Em uma sala iluminada, sete pessoas estão sentadas atrás de uma mesa retangular coberta com tecidos coloridos de estampas étnicas. Um homem em pé, segura um microfone e fala ao público. À sua frente, sobre a mesa, há um maracá. Ao fundo, é projetado um slide com a imagem de muitas pessoas e o texto: “Formação da Ação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo UFS. Local: ADUFS, Campus São Cristóvão. Dia: 23 de maio de 2025”.


Imagem: Ascom MPF/SE

O Ministério Público Federal, representado pelos procuradores da República Ígor Miranda e Gisele Bleggi, participou da cerimônia de encerramento do curso de aperfeiçoamento da Ação Saberes Indígenas na Escola, no campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Realizada nesta sexta-feira (23), a cerimônia marcou o encerramento da iniciativa que tem como objetivo a formação continuada de professores indígenas dos povos Xokó (SE), Kariri-Xokó (AL) e Wassu Cocal (AL), e é financiada pelo Ministério da Educação.

A cerimônia contou com a participação de autoridades indígenas e institucionais, como a vice-reitora Silvana Bretas. A celebração contou com uma benção dos pajés Jair (povo Xokó) e Lula-Zé Cícero (povo Wassu Cocal) e com um toré, dança circular tradicional de vários povos indígenas nordestinos.

Os procuradores integraram a mesa do evento, e destacaram a importância de formações como essas. Gisele Bleggi afirmou que cada evento sobre conquistas de direitos indígenas é resultado de luta dos povos originários e deve ser celebrado. E destacou a obrigação do MPF na defesa desses direitos. Já Ígor Miranda e

Evento

nfatizou a importância da contribuição indígena para a cultura e os saberes do povo brasileiro. Citando Darcy Ribeiro, Miranda reforçou o compromisso do MPF em estar ao lado dos povos indígenas e na defesa de seus direitos.

Durante o evento, foram exibidos os documentários “A árvore dos Saberes Xokó”, “Traços da Terra: Grafismo Wassu Cocal” e “Vozes da Educação Escolar do povo Wassu Cocal”.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

Fonte MPF