MPF participa de comemorações do Dia da Consciência Negra na comunidade quilombola Caraíbas (SE) — Procuradoria da República em Sergipe

0
16

Comunidades Tradicionais

21 de Novembro de 2024 às 15h25

Novembro Quilombola: MPF participa de comemorações do Dia da Consciência Negra na comunidade quilombola Caraíbas (SE)

Na ocasião, o MPF e o Incra sanaram dúvidas sobre a situação territorial da comunidade

A imagem mostra uma reunião em uma sala com paredes brancas, decorada com cartazes e objetos culturais. Ao centro, há uma mesa coberta com tecidos nas cores verde, amarelo, preto e vermelho. Sobre a mesa, um vaso com uma planta. Sentadas à mesa, sete pessoas, incluindo uma mulher de cabelo loiro e vestido estampado, que está de pé segurando um microfone. No fundo, há uma estátua religiosa em um altar. O ambiente sugere um evento comunitário.


Fotos: MPF/SE

O Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) participaram de evento comemorativo do Dia da Consciência Negra na comunidade quilombola Caraíbas, nesta quarta-feira, 20 de novembro. Estavam presentes as lideranças do quilombo, da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), além de vários integrantes da comunidade.

Na ocasião, os integrantes da comunidade Caraíbas levaram suas demandas ao MPF. O Incra e o MPF explicaram sobre os direitos da comunidade, em especial sobre a questão territorial. “A principal questão tratada no evento foi a situação territorial do quilombo, que teve suas terras portariadas, como bem esclareceu o INCRA, só aguardando o decreto presidencial de homologação”, explicou a procuradora da República Gisele Bleggi.

Além do café da manhã regional, a comunidade também preparou almoço a todos os presentes. “Teve muita música e dança. A comunidade estava em clima comemorativo”, finaliza Gisele Bleggi.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

Fonte MPF