MPF participa de capacitação para conselheiros municipais que atuam na defesa de pessoas com deficiência em SP — Procuradoria da República em São Paulo

0
18

Direitos do Cidadão

17 de Setembro de 2024 às 15h45

MPF participa de capacitação para conselheiros municipais que atuam na defesa de pessoas com deficiência em SP

Evento reforça conjunto de ações que marcam o Setembro Verde, mês de inclusão social dessa parcela da população

Imagem mostra pessoa em cadeira de rodas, em enquadramento que só permite ver detalhe da roda e parte da perna e da mão esquerda


Imagem: Freepik

O Ministério Público Federal (MPF) participou, nesta terça-feira (17), de uma capacitação promovida pelo Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CEAPcD). O treinamento possibilitou a qualificação de conselheiros municipais que atuam na área. O procurador regional dos Direitos do Cidadão adjunto em São Paulo, José Rubens Plates, integrou a abertura do evento por meio de um vídeo no qual saudou os demais participantes e falou da importância do trabalho interinstitucional na luta pelos direitos de pessoas com deficiência. O MPF/SP coordena o Fórum Paulista para Acessibilidade e Inclusão (FPAI), iniciativa que reúne outras 27 instituições e entidades para discutir políticas públicas voltadas à defesa dessa parcela da população no estado.

“Nos últimos anos, o CEAPcD tem sido um grande parceiro do MPF, inclusive nos acompanhando em diligências e inspeções, como as realizadas em agências do INSS e em terminais rodoviários de São Paulo, para verificar as condições de acessibilidade nesses locais”, afirmou Plates. “Reforço também a importância do efetivo funcionamento dos conselhos municipais em todos os municípios do estado de São Paulo”, ressaltou, destacando que a ausência dessas instâncias coloca em xeque a participação popular na definição de políticas públicas para pessoas com deficiência.

Durante a capacitação, os participantes tiveram oportunidade de saber mais sobre a criação dos conselhos municipais, o papel de seus integrantes e as formas de articulação com o poder público. Os conselheiros também puderam conhecer de perto a atuação de instituições como o Ministério Público e a Defensoria Pública nesse tema.

O curso desta terça reforça as ações em desenvolvimento neste mês, quando é celebrado o Setembro Verde, de inclusão social das pessoas com deficiência. O MPF vem participando de uma série de eventos que também marcam a data. No último dia 9, Plates foi um dos integrantes do painel final do IV Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na ocasião, o procurador apresentou iniciativas do FPAI e lembrou a importância de marcos legais como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), que assegura o acesso desse público ao sistema de Justiça, entre outros direitos.

Ministério Público Federal (MPF)
Assessoria de Comunicação em São Paulo
Informações à imprensa:
(11) 3269-5469  / 5068 / 5368 / 5947
prsp-ascom@mpf.mp.br

Fonte MPF