MPF participa de ato na defesa da independência judicial — Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

0
45

Criminal e Geral

28 de Janeiro de 2025 às 19h18

MPF participa de ato na defesa da independência judicial

Mobilização ocorreu nesta terça (28), no Palácio da Justiça, em Porto Alegre

Fotos mostra representantes do Sistema de Justiça reunidos em ato em frente ao Palácio da Justiça


Foto: MPRS/divulgação

O procurador-chefe da PR/RS, Felipe Müller, participou na manhã desta terça-feira (28) de um ato público que reuniu representantes do Sistema de Justiça do estado em defesa da independência judicial. A manifestação, em apoio ao juiz Gustavo Borsa Antonello, foi promovida pela Associação dos Juízes do RS (Ajuris) e ocorreu no Palácio da Justiça, na capital.

O magistrado foi alvo de ofensas pessoais feitas por um vereador da Câmara de Porto Alegre após decidir sobre um processo relacionado a um projeto em tramitação no Legislativo.

“Ofensas a um magistrado, inclusive com o uso de palavras chulas e de baixo calão, não configuram liberdade de expressão; são crime. Ameaças a um magistrado, com o objetivo de coibir o seu livre exercício da profissão, são um atentado ao nosso modelo democrático. É um atentado a todo poder judiciário, instituição esta que compõe a estrutura de poderes que molda o nosso estado democrático de direito”, enfatizou Müller em sua manifestação.

Durante a semana, entidades judiciais e associações de classe divulgaram notas criticando e repudiando a atitude do parlamentar. O ato reforçou a importância de defender o Judiciário e destacou a necessidade de preservar a independência judicial, fundamental para o Sistema de Justiça.

 

Com informações da Ajuris e TJRS

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS



Fonte MPF