MPF participa de ação para capacitar salões na Paraíba como aliados na prevenção ao feminicídio — Procuradoria da República na Paraíba

0
112

Direitos do Cidadão

18 de Agosto de 2025 às 15h4

MPF participa de ação para capacitar salões na Paraíba como aliados na prevenção ao feminicídio

Iniciativa pioneira conta com capacitação e entrega de plano de segurança

Imagem em tons de azul e escuro e vermelho em degradê e o desenho de três mulheres em traço simples


Arte: MPPB

Em uma ação estratégica que integra a campanha “Agosto Lilás”, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizará um evento para qualificar profissionais da área de beleza e de estética, na próxima segunda-feira (25), a partir das 9h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa (PB). A procuradora regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba, Janaina Andrade, participará do evento como debatedora.

 

A proposta é implementar, de forma efetiva, a Lei Estadual nº 12.956/2023, que institui o Programa “Profissionais da Beleza contra a Violência Doméstica”. A legislação estimula a capacitação desses profissionais como agentes multiplicadores na prevenção à violência de gênero, reconhecendo a posição singular de escuta e de confiança que ocupam com suas clientes. A ação reforça a mensagem de que a prevenção, a informação e o compromisso institucional devem caminhar juntos, unindo poder público, empresas e trabalhadores como parte essencial da rede de proteção às mulheres.

 

O coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPPB, promotor de Justiça Ricardo Alex Almeida Lins, reforçou o propósito da iniciativa. “O evento vai qualificar os profissionais de beleza como agentes multiplicadores de informação contra a violência doméstica e familiar”.

 

A força da proposta está na união de esforços, refletindo o diálogo e a interlocução permanente entre as instituições envolvidas, fruto de uma ampla articulação que envolve, além do MPPB, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB), o MPF, entre outros parceiros. O foco é fortalecer a proteção às vítimas e a prevenção de feminicídios na Paraíba, tônica primordial do Agosto Lilás.

 

Durante o evento, serão distribuídos exemplares do Plano de Segurança para Vítimas de Violência Doméstica, uma publicação conjunta do MPPB e do governo do estado. A promotora de Justiça Liana Espínola Pereira de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (Gedir) do MPPB, ressaltou a importância do material. “Trata-se de uma iniciativa conjunta que representa um importante instrumento para a proteção e para o amparo de vítimas de violência doméstica em nosso estado”.

 

A programação contará com a exposição da temática por 13 painelistas, todas mulheres com destacada atuação nas instituições que representam, garantindo uma abordagem multidisciplinar e especializada sobre o tema. Para participar, não é preciso se inscrever. No fim do evento, as pessoas participantes receberão uma declaração comprovando a presença.

*Com Ascom do MPPB

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6222
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas – das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

Fonte MPF