Geral
28 de Outubro de 2025 às 11h0
MPF participa da Semana de Educação Midiática com o projeto “Manda a Real”
A partir desta terça (28), acompanhe as dicas de combate à desinformação nas redes sociais do MPF

Arte: Comunicação/MPF
O Ministério Público Federal (MPF) está participando da Semana de Educação Midiática, que acontece de 28 a 31 de outubro. Durante o período, acompanhe nossas redes sociais para encontrar dicas práticas de combate à desinformação. O conteúdo das publicações compõem o “Manda a Real”, criado pela Secretaria de Comunicação Social do MPF.
O evento faz parte da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional, da Unesco, realizada anualmente em diversos países. O objetivo é incentivar a reflexão sobre o papel da mídia, da informação e do pensamento crítico na sociedade.
A educação midiática é o conjunto de ações que ajudam as pessoas a entender, analisar e usar as informações de forma crítica e responsável. Em tempos de redes sociais e excesso de conteúdo circulando, desenvolver essa habilidade é essencial para não cair em desinformações e participar de forma consciente dos debates públicos.
Manda a Real
Nesse contexto, o MPF lançou o projeto “Manda a Real”, no início deste ano. O site traz dicas simples e diretas para ajudar os cidadãos a identificar notícias falsas e compreender melhor o funcionamento do Ministério Público brasileiro. A ideia é fortalecer o pensamento crítico e promover o uso responsável das informações.
O “Manda a Real” conta com conteúdos sobre o papel do Ministério Público, orientações para reconhecer fake news e um teste interativo sobre desinformação e o MP brasileiro. No final do teste, é possível acessar o “Guia prático – Manda a Real”, que reúne recomendações mais aprofundadas para verificar informações e evitar o compartilhamento de notícias falsas.
O combate à desinformação é permanente e acontece por meio da divulgação de conteúdo de credibilidade e acessível a toda a população brasileira. Semanalmente, são publicadas as matérias da série “Me explica, MPF”, esclarecendo as dúvidas mais comuns do público sobre a instituição. O mesmo conteúdo também vai para os perfis do MPF nas redes sociais.
No Brasil, apenas 54% dos usuários de redes sociais conseguem diferenciar uma notícia falsa de uma verdadeira, segundo pesquisa realizada em 2024, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Resultados como esse evidenciam a necessidade de projetos de educação midiática.
MPF na Semana de Educação Midiática
Acompanhe e participe das ações da Semana de Educação Midiática. Aprender a pensar criticamente e checar as informações é um passo importante para fortalecer a democracia e garantir uma comunicação mais consciente.
Fonte MPF


