MPF participa da segunda edição do Seminário Internacional Pró-Reparações Históricas, em Belo Horizonte (MG) — MPF-MG de 1º grau

0
14

Direitos do Cidadão

7 de Novembro de 2025 às 18h7

MPF participa da segunda edição do Seminário Internacional Pró-Reparações Históricas, em Belo Horizonte (MG)

Evento reunirá autoridades, pesquisadores e ativistas internacionais para construir caminhos para reparação aos povos negros e indígenas

Cartaz do evento com um círculo com figuras geométricas amarelas, verdes e vermelhas, no centro o nome II Seminário Internacional Reparações - um projeto de nação


Imagem: divulgação evento

O Ministério Público Federal (MPF) participa da programação do II Seminário Internacional Pró-Reparações Históricas: Um Projeto de Nação, promovido pelo Coletivo Minas Pró-Reparações, entre os dias 10 e 15 de novembro, em Belo Horizonte e Ouro Preto, em Minas Gerais.

O objetivo central do seminário é ampliar o debate político e mobilizar instituições públicas e a sociedade brasileira para enfrentar o racismo estrutural e institucional, consolidando uma agenda de reparações históricas em nível nacional e internacional.

O evento, que dá seguimento aos debates iniciados na primeira edição, em 2023, confronta diretamente o racismo estrutural e institucional que persiste desde a abolição, perpetuando a falta de mobilidade social para a população negra.

Com a participação de ativistas, pesquisadores e convidados nacionais e internacionais, o encontro pretende traçar táticas políticas e construir uma agenda global de reparações. Entre os convidados confirmados estão nomes de destaque internacional, como a jurista Mireille Fanon Mendès-France, filha do intelectual francês Frantz Fanon e presidente da fundação que leva o nome do pai; Francia Márquez, vice-presidente da Colômbia e ativista dos direitos das comunidades negras e afrodescendentes; e o educador saudita Manssour Bin Mussallam, secretário-geral da Organisation of Southern Cooperation (OSC).

MPF e justiça racial – O MPF, reiterando o compromisso institucional com a temática da justiça racial, apoia o evento e estará representado pelos procuradores da República Angelo Giardini de Oliveira, que é o procurador regional dos Direitos do Cidadão adjunto em Minas Gerais, e Edmundo Antonio Dias, que atua em ofício especializado na promoção dos direitos dos povos e comunidades tradicionais.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão adjunto em Minas Gerais Angelo Giardini de Oliveira comporá a mesa de abertura do evento, em 10 de novembro, às 10h, no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Já no dia 13 de novembro, o procurador da República Edmundo Antonio Dias participará de mesa sobre a experiência das reparações no Brasil, que acontecerá na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a partir das 9h.

O evento conta com 11 painéis temáticos, distribuídos ao longo de cinco dias de programação, que ocorrerão na sede do TCE-MG e na Escola de Engenharia da UFMG, no campus Pampulha, em Belo Horizonte, e culminará em uma visita à Ouro Preto, no sábado (15). As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do seminário 

Serviço
II Seminário Internacional Pró-Reparações Históricas: Um Projeto de Nação
Data: 10 a 15 de novembro de 2025
Locais: Sede do TCE-MG e na Escola de Engenharia da UFMG
Inscrições: https://reparacoeshistoricas.org

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123-9008
E-mail: PRMG-Imprensa@mpf.mp.br

Fonte MPF