MPF participa da inauguração da Sala de Justiça Restaurativa na Justiça Federal em Roraima — Procuradoria da República em Roraima

0
6

Geral

8 de Outubro de 2024 às 9h11

MPF participa da inauguração da Sala de Justiça Restaurativa na Justiça Federal em Roraima

Espaço busca promover resolução de conflitos e restaurar laços sociais

A imagem apresenta um grupo de oito pessoas, seis homens e duas mulheres, em uma sala com piso claro e cortinas. Elas estão em pé, alinhadas,ao centro uma tela exibe o título em português "INSTALAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICAS RESTAURATIVAS ESPECIALIZADO DE ATENÇÃO ÀS VÍTIMAS DE CRIMES E ATOS INFRACIONAIS DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE RORAIMA".


Foto: Comunicação

O Ministério Público Federal (MPF) participou, na última quinta-feira (3), da inauguração da Sala de Justiça Restaurativa da Justiça Federal, em Boa Vista (RR). O evento marcou a criação de um espaço voltado à aplicação de práticas que visam promover a reparação de danos na vítima e a humanização da justiça. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Roraima (OAB/RR), da Advocacia-Geral da União (AGU), do Tribunal Regional Federal (TRF) e magistrados também estiveram presentes na solenidade.

A Justiça Restaurativa é um método que vai além da punição, focando na reparação de danos e na reconciliação entre vítimas, ofensores e a comunidade. O objetivo é construir soluções por meio do diálogo, promovendo o entendimento mútuo e fortalecendo a convivência social. Em vez de processos judiciais tradicionais, o foco é a participação ativa das partes envolvidas no conflito, buscando a resolução colaborativa dos problemas.

A nova sala faz parte de um programa iniciado em 2022, quando foi feita a reunião inaugural de implementação do Núcleo de Práticas Restaurativas na seccional. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Justiça Restaurativa no âmbito do Poder Judiciário, lançada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e incorporada pela Justiça Federal da 1ª Região, da qual Roraima faz parte.

Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Roraima

Siga-nos no Instagram @mpf_rr
Facebook: /mpf.rr



Fonte MPF