Meio Ambiente
23 de Outubro de 2025 às 16h25
MPF participa da 27ª fase da Aifa e comemora dois anos de operação no litoral do Paraná
Fiscalização realizada nesta terça-feira (21) autuou galpões irregulares em áreas de mangue em Paranaguá

Foto: Aifa
O Ministério Público Federal (MPF) participou, na última terça-feira (21), da 27ª fase da Ação Integrada de Fiscalização Ambiental (Aifa), realizada nos bairros Jardim Iguaçu e Jardim Figueira, em Paranaguá (PR). A operação marca dois anos de atuação conjunta voltada à repressão de ocupações irregulares e de danos ambientais em áreas de preservação permanente no município. A data foi celebrada com um café da manhã entre as instituições participantes antes do início da operação e contou com a presença do Superintendente da Polícia Federal no Estado do Paraná,Rivaldo Venâncio, e com o representante da Superintendência do Ibama no Estado do Paraná, Rafael Engelhardt.
Nesta etapa, as ações concentraram-se na continuidade das autuações e notificações de galpões construídos irregularmente sobre manguezais, sem licenciamento ambiental, nas duas localidades. Em Jardim Iguaçu, estruturas já haviam sido embargadas em fases anteriores. Em Jardim Figueira, as construções ilegais também avançam sobre áreas de mangue, agravando o impacto ambiental e o risco social.
Sobre a Aifa– Trata-se de ação permanente e coordenada que reúne o MPF, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Água e Terra (IAT), o Batalhão de Polícia Ambiental, a Guarda Civil Municipal e diversas secretarias da Prefeitura de Paranaguá. O objetivo é combater construções ilegais, loteamentos clandestinos, descarte irregular de resíduos e outras formas de degradação ambiental em zonas de manguezal — ecossistema essencial à biodiversidade e ao equilíbrio climático.
Desde a primeira fase da operação, iniciada em 6 de setembro de 2023, a Aifa já atuou em diversas regiões de Paranaguá, incluindo Ilha dos Valadares, Flor do Caribe, Vila do Povo, Beira Rio, São Vicente, Jardim Iguaçu e outras localidades. Estima-se que mais de 300 caminhões de entulho e aterros tenham sido removidos de áreas de mangue.
Para acompanhar todas as fases da Aifa, clique aqui.
Ministério Público Federal no Paraná
Assessoria de Comunicação
(41) 3219-8843
Fonte MPF


