MPF obtém condenação de dois homens por tentativa de homicídio de policial federal no Rio Grande do Sul — Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

0
68

Criminal

9 de Dezembro de 2024 às 16h25

MPF obtém condenação de dois homens por tentativa de homicídio de policial federal no Rio Grande do Sul

Tribunal do Júri da Justiça Federal em Rio Grande (RS) fixou pena de nove anos e seis meses de reclusão para um dos réus e 14 anos para o outro

Imagem mostra uma sala de julgamentos com cadeiras e a palavra Júri escrita no centro com letras brancas


Arte:Comunicação/MPF

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal condenou dois réus pelos crimes de tentativa de homicídio e corrupção de menores a pena de reclusão de nove anos e seis meses para um e 14 anos para o outro, em regime inicial fechado. O julgamento pelo Tribunal do Júri convocado pela 1ª Vara Federal de Rio Grande (RS) foi realizado em sessão iniciada no último dia 3 e encerrada no dia 4, no auditório da Justiça Federal.

Durante os dois dias, o MPF contou com o auxílio do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri da instituição, no plenário. Participaram da sessão os procuradores da República Pedro Henrique Oliveira Kenne da Silva e Alexandre Schneider. No tribunal, além do interrogatório dos réus, foram ouvidas as quatro testemunhas indicadas pelo MPF e outras quatro pela defesa.

O caso – De acordo com o MPF, no dia 18 de julho de 2023, pelo menos três pessoas, sendo um deles adolescente, dispararam contra um policial federal que estava dentro de um carro estacionado. O policial conseguiu ligar o carro e fugir, mas o veículo derrapou e bateu na calçada.

Os envolvidos no crime continuaram a disparar, trocaram tiros com o policial e depois fugiram para um matagal. O policial conseguiu ligar o carro novamente e seguir em direção a uma rodovia, ainda ouvindo disparos.

Ao todo, conforme a perícia realizada, foram disparados pelo menos 35 tiros – dos quais 25 atingiram o carro e dez atingiram os muros nas proximidades.

A Justiça Federal aceitou a denúncia do MPF e dois dos homens denunciados foram levados a julgamento e condenados por Júri popular, tendo sido jurados quatro homens e três mulheres sorteados no início dos trabalhos. Os jurados reconheceram que o fato ocorrido comprova a intenção de matar, de produzir lesões capazes de tirar a vida, além de reconhecer que os atiradores se posicionaram de modo a dificultar a defesa do policial ao reduzir suas chances de defesa, causando perigo a um número indeterminado de outras pessoas com a quantidade de tiros disparados em via pública.

Processo nº 5005140-12.2023.4.04.7101

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS



Fonte MPF