MPF no Amapá é finalista no Prêmio República com o Projeto MPF na Comunidade — Procuradoria da República no Amapá

0
12

Geral

10 de Outubro de 2025 às 12h25

MPF no Amapá é finalista no Prêmio República com o Projeto MPF na Comunidade

O projeto concorre nas categorias Promoção de Direitos Fundamentais e Prêmio da Sociedade, concedido por meio de votação popular

Banner em tons de azul escuro e dourado, com a logo da ANPR e a frase Vote no Prêmio da Sociedade


Imagem: Divulgação ANPR

O Projeto MPF na Comunidade, iniciativa do Ministério Público Federal (MPF) no Amapá, é finalista na categoria Promoção de Direitos Fundamentais do XIII Prêmio República, da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). Como finalista na categoria, concorre também ao Prêmio da Sociedade, no qual qualquer cidadão pode votar pelo site www.anpr.org.br. Para votar na iniciativa do MPF no Amapá, acesse o link https://legacy.anpr.org.br/premiorepublica/inicio/votar, clique em iniciar votação, insira seu nome e CPF (é permitido apenas um voto por CPF), escolha Projeto MPF na Comunidade e finalize. É muito fácil e rápido. A votação encerra na próxima sexta-feira, 10 de outubro.

Na avaliação e julgamento das práticas inscritas, a Comissão Julgadora observou para fins de pontuação, os critérios de Inovação, Eficiência, Criatividade e Potencial de multiplicação. Compõem a Comissão Julgadora da categoria Promoção de Direitos Fundamentais Paulo Gustavo Gonet Branco, procurador-geral da República, Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Villas Bôas Cueva, ministro do Superior Tribunal de Justiça, e Rodrigo Pacheco, senador da República.

MPF na Comunidade – Por meio do Projeto MPF na Comunidade, o MPF no Amapá supera barreiras geográficas e de infraestrutura para levar atendimento a comunidades remotas. A primeira edição foi realizada em 2024 no Bailique; a segunda, no Vale do Jari, em 2025. Com o projeto itinerante, que envolve longas viagens por rios e estradas da Amazônia, a instituição promove transformações sociais e fortalece os direitos de populações isoladas.

A iniciativa gera impactos positivos no meio ambiente e na dignidade humana, além de ampliar a confiança no trabalho do MPF e servir de modelo para outras ações de defesa de direitos. A equipe inscrita na premiação é composta pelos procuradores da República João Pedro Becker Santos e Aloizio Brasil Biguelini e pelos servidores Débora Sarges, Elaine Rocha, Fernando Henrique Lourenço e Ludimila Miranda.

Prêmio República – Criado em 2013, o Prêmio República objetiva valorizar e divulgar atuações bem-sucedidas do MPF que contribuem para a realização da justiça e em benefício da sociedade. As categorias de 2025 são Promoção de direitos fundamentais, Combate ao crime e a outros ilícitos, Prêmio da Sociedade, Responsabilidade Social e Jornalismo. A cerimônia de premiação ocorre em 26 de novembro, em Brasília.

Com informações da ANPR

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895 | (96) 98409-8076
prap-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ap
www.twitter.com/mpf_ap
www.fb.com/mpfederal
www.youtube.com/tvmpf



Fonte MPF