MPF/MT e PRDC emitem nota sobre Incidente em Conferência de Saúde — Ministério Público Federal em Mato Grosso

0
21

Direitos do Cidadão

1 de Agosto de 2025 às 20h9

MPF/MT e PRDC emitem nota sobre Incidente em Conferência de Saúde

O MPF/MT e a PRDC manifestam sua solidariedade à professora Maria Inês da Silva Barbosa e ressalta a importância de assegurar que todas as pessoas possam manifestar suas perspectivas em espaços de construção coletiva, em conformidade com os princípios democráticos.

banner com fundo e metade de retangulo preto na parte superior com o desenho em branco de uma formulário. embaixo o nome da nota e no rodapé a marca do mpf


Imagem: Ascom MPF

O Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) e a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão manifestam-se publicamente a respeito dos eventos ocorridos durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, na última quarta-feira, 30 de julho de 2025. O evento foi marcado pela interrupção da participação da professora Maria Inês da Silva Barbosa, docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutora em Saúde Pública.

A atuação do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, que resultou na retirada da professora Maria Inês, é condenada pelo MPF/MT e pela PRDC. O incidente decorreu do uso de linguagem inclusiva pela palestrante em sua saudação inicial em uma conferência sobre saúde pública, que tem entre os seus fundamentos constitucionais o “acesso universal e igualitário” (art. 196 da CF/88).

O MPF/MT e a PRDC reiteram seu compromisso com a defesa dos direitos fundamentais, da diversidade e da inclusão. A conduta do chefe do executivo municipal de Cuiabá, ao calar uma mulher negra, pesquisadora e ativista, em um espaço de construção coletiva, é um ataque à democracia e aos princípios que regem a sociedade brasileira.

A instituição manifesta sua solidariedade à professora Maria Inês da Silva Barbosa e ressalta a importância de assegurar que todas as pessoas possam manifestar suas perspectivas em espaços de construção coletiva, em conformidade com os princípios democráticos.

Cuiabá, 1º de agosto de 2025.
Ministério Público Federal em Mato Grosso

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
saj.mpf.mp.br
(65) 3612-5133

Fonte MPF