Geral
5 de Agosto de 2025 às 16h35
MPF, MPT e MPMT promovem 1ª Jornada de Diálogos Jurídicos; veja a programação
A programação do evento foi pensada para oferecer uma visão multifacetada da atuação do Ministério Público em questões cruciais da atualidade.
Imagem: Ascom MPF
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) promovem, no dia 18 de agosto, a partir das 18h, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a “1ª Jornada de Diálogos Jurídicos dos Ministérios Públicos”. O evento celebra o Dia do Estagiário e busca aprofundar o conhecimento de estudantes e profissionais do Direito sobre a atuação dos diferentes ramos do Ministério Público, além de promover debates relevantes sobre temas que moldam a sociedade e o futuro do judiciário.
A iniciativa, que nasceu da colaboração estratégica entre as três instituições, reflete o compromisso conjunto de capacitar a nova geração de juristas e de fortalecer a conexão entre o Ministério Público e a comunidade acadêmica. O procurador-chefe do MPF em Mato Grosso, Ricardo Pael Ardenghi, ressalta a importância de um evento como este: “Queremos abranger um público amplo e diverso, mostrando a importância da atuação do Ministério Público para a sociedade e, ao mesmo tempo, proporcionando um espaço de aprendizado e troca de experiências para aqueles que estão iniciando suas carreiras jurídicas”.
A Jornada de Diálogos Jurídicos é mais do que um evento comemorativo. A programação cuidadosamente elaborada foi pensada para oferecer uma visão multifacetada da atuação do Ministério Público em questões cruciais da atualidade. A mesa de abertura, por exemplo, debaterá o “O papel da Inteligência Artificial na promoção da justiça sob a ótica do Ministério Público”, um tema que evidencia a necessidade de o Direito se adaptar às novas tecnologias. O painel, que contará com a participação de Mariano de Almeida Neto (MPMT), Ricardo Pael Ardenghi (MPF-MT), Danilo Nunes Vasconcelos (MPT-MT) e Paulo Roberto Jorge do Prado (MP-MT), promete ser um ponto de partida para reflexões profundas sobre a inovação no setor jurídico.
Na sequência, a programação abordará o “O enfrentamento dos Crimes Cibernéticos pelo Ministério Público”, com a presença de Fernanda Teixeira Souza Domingos (Procuradora Regional da República), Fabrício Miranda Mereb (Promotor de Justiça) e Leoni Carvalho Neto (Promotor de Justiça). O debate, mediado por Antônio Sérgio Cordeiro Piedade (Procurador de Justiça), destacará o papel do Ministério Público na proteção da sociedade em um mundo cada vez mais conectado.
Em um cenário de desafios sociais persistentes, o evento também trará para o centro do debate a questão da “atuação do Ministério Público contra a Escravidão Moderna”. Mediado por Danilo Nunes Vasconcelos (MPT-MT), este painel contará com a experiência de Állysson Feitosa Torquato Scorsafava (MPT-MT), Emerson Kalif Siqueira (Procurador Regional da República) e Flora Regina Camargos Pereira (Auditora-Fiscal do Trabalho). A discussão visa sensibilizar e informar sobre o combate a uma das mais graves violações dos direitos humanos.
Por fim, a Jornada abordará a temática “Ministérios Públicos e a Defesa do Meio Ambiente”, com a participação de Bruno Choairy Cunha de Lima (MPT-MT), Marcelo Caetano Vacchiano (MPMT) e Emerson Kalif Siqueira (Procurador Regional da República), sob a mediação de Ricardo Pael Ardenghi (MPF-MT). Este painel reforça o compromisso das instituições com a preservação ambiental, um tema de relevância global e local.
Parceria
A realização conjunta do evento pelos três ramos do Ministério Público em Mato Grosso representa um marco na cooperação interinstitucional. A parceria entre MPF, MPT e MPMT demonstra a força da atuação coordenada e a capacidade de unir expertises para abordar questões complexas. “É um convite à reflexão sobre o papel do Direito na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e um incentivo para que a nova geração de juristas se engaje ativamente nessas causas”, destaca Ricardo Pael.
Entrada franca
A jornada é gratuita e direcionada a toda a comunidade acadêmica, estagiários dos Ministérios Públicos, membros das instituições e servidores, reforçando o caráter inclusivo da iniciativa. A estimativa é de que 450 pessoas participem, a maioria estudantes, indicando o grande interesse do público jovem em se aprofundar nos debates propostos.
Os estudantes que quiserem participar, devem procurar as respectivas coordenações dos seus cursos para realizar a inscrição.
Programação
18h – 19h – Credenciamento com Café de Boas-vindas e apresentação cultural
19h – 19h45 – Diálogo de Abertura: O papel da Inteligência Artificial na promoção da justiça sob a ótica do Ministério Público
PAINELISTA:
• José Mariano de Almeida Neto – Promotor de Justiça do MP-MT
DEBATEDORES:
• Ricardo Pael Ardenghi – Procurador-Chefe do MPF-MT
• Danilo Nunes Vasconcelos – Procurador-Chefe do MPT-MT
• Paulo Roberto Jorge do Prado – Procurador de Justiça do MP-MT, representando o PGJ
19h45 – 20h30 – Diálogo 1: O enfrentamento dos Crimes Cibernéticos pelo Ministério Público
DEBATEDORES:
• Fernanda Teixeira Souza Domingos – Procuradora Regional da República na 1ª Região
• Fabrício Miranda Mereb – Promotor de Justiça do MP-MT
• Leoni Carvalho Neto – Promotor de Justiça do MP-MT
MEDIADOR:
• Antonio Sergio Cordeiro Piedade – Procurador de Justiça do MP-MT
20h30 – 21h15 – Diálogo 2: A atuação do Ministério Público contra a Escravidão Moderna
DEBATEDORES:
• Állysson Feitosa Torquato Scorsafava – Procurador do Trabalho – MPT-MT
• Emerson Kalif Siqueira – Procurador Regional da República na 3ª Região
• Flora Regina Camargos Pereira – Auditora-Fiscal do Trabalho
MEDIADOR:
• Danilo Nunes Vasconcelos – Procurador-Chefe do MPT-MT
21h15 – 22h – Diálogo 3: Ministérios Públicos e a Defesa do Meio Ambiente
DEBATEDORES:
• Bruno Choairy Cunha de Lima – Procurador do Trabalho – MPT-MT
• Marcelo Caetano Vacchiano – Promotor de Justiça do MPMT
• Emerson Kalif Siqueira – Procurador Regional da República na 3ª Região
MEDIADOR:
• Ricardo Pael Ardenghi – Procurador-Chefe do MPF-MT
22h – Encerramento e sorteio de livros
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
saj.mpf.mp.br
(65) 3612-5133
Fonte MPF