MPF, MPRN e TRE conhecem estrutura de segurança montada para as eleições — Procuradoria da República no Rio Grande do Norte

0
23

Eleitoral

1 de Outubro de 2024 às 16h11

MPF, MPRN e TRE conhecem estrutura de segurança montada para as eleições

Monitoramento da segurança no dia de votação contará com sistemas desenvolvidos com apoio do MPRN

Ao longo de uma mesa em formato de U, na sala do GGI, se veem os representantes do ministério público, do TRE e da secretaria estadual de segurança


Foto: Wagner Lopes – Ascom MPF/RN

A estrutura montada pela segurança pública para as eleições municipais de 2024 foi apresentada a representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN). A visita de cortesia aconteceu nesta terça-feira (1º) no Gabinete de Gestão Integrado montado na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), em Natal.

Na reunião, o secretário da Segurança Pública, Coronel Araújo, apresentou o planejamento estratégico da segurança pública para a Operação Eleições 2024. Mais de 12 mil homens e mulheres que compõem as forças de segurança pública do Estado serão empregados na Operação Eleições 2024. Além de todos os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Técnico-Científico de Perícia, também participarão do esquema de segurança pública os policiais penais, servidores estaduais que são ligados à Secretaria da Administração Penitenciária.

“Estamos em um ano de eleição municipal, que é um processo que tem realidades diversas em cada município. Então, conhecer essa estrutura, ver o que as forças de segurança montaram para esse momento permite que possamos alinhar esforços no sentido de promover um processo eleitoral tranquilo”, registrou a procuradora geral de Justiça, Elaine Cardoso. No trabalho de monitoramento, as forças de segurança irão utilizar sistemas desenvolvidos em colaboração com o MPRN e dados em tempo real da Justiça Eleitoral.

“Esse primeiro contato com as forças de segurança estaduais é de suma importância pois permite que a Justiça Eleitoral possa chegar a todo e qualquer recanto do estado e garantir uma eleição tranquila e pacífica, já que nós estamos falando de uma eleição municipal”, declarou a procuradora regional Eleitoral Clarisier Azevedo.

Durante a visita, a governadora, Fátima Bezerra, colocou as forças de segurança que atuam no estado à inteira disposição do Poder Judiciário. “Tenho certeza que todos os homens e mulheres que compõem as forças de segurança pública do Estado estarão empenhados em garantir a maior tranquilidade possível no pleito de domingo. Temos todas as condições de garantirmos segurança e paz pública neste momento importante para a nossa democracia”, destacou, por telefone, ao anunciar quase R$ 10 milhões em diárias operacionais para os agentes e policiais que trabalharão no fim de semana de eleição.

Também estiveram presentes Rodrigo Pessoa de Morais, Ouvidor do MPRN, e Juliana Monte, Assessora da Presidência do TRE, o comandante-geral da PM, coronel Alarico Azevedo, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Claudia Saraiva, e o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), coronel Kleber Macedo.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte
Fone: (84) 3232-3901
prrn-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_prrn



Fonte MPF