MPF, MP/AL e DPU visitam creche-escola no Flexal e conhecem crianças pré-matriculadas — Procuradoria da República em Alagoas

0
23

Direitos do Cidadão

29 de Março de 2025 às 7h30

MPF, MP/AL e DPU visitam creche-escola no Flexal e conhecem crianças pré-matriculadas

Primeira obra concluída do Projeto Flexais evidencia as melhorias na região; unidade homenageia professora vítima da Covid-19

registro fotográfico de crianças brncando num parquinho no novo CMEI


Foto: Comunicação MPF/AL

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) e a Defensoria Pública da União (DPU) participaram do evento de entrega do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Lucineide Gomes Flor à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió. A unidade educacional, que homenageia uma professora vítima da Covid-19, é a primeira obra concluída do Projeto Flexais, iniciativa que visa ao desenvolvimento urbano e à integração da comunidade local.

A creche-escola, localizada na rua Faustino da Silveira – Flexal de Cima, possui 800m² de área construída e capacidade para atender até 120 crianças de zero a seis anos. A estrutura faz parte de um conjunto de medidas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos moradores do Flexal, promovendo acesso à educação e outros serviços públicos, para remover os efeitos do ilhamento socioeconômico da região.

CMEI FlaxalA visita desta sexta-feira (28) foi mais uma oportunidade de conversar com a comunidade e de conhecer as mães e as crianças que utilizarão o CMEI. Nessa interação, ficou claro que crianças que não tinham acesso à creche ou que se deslocavam para bairros distantes, como o Clima Bom, passarão a frequentar o equipamento próximo de suas casas.

O MPF foi representado pelas procuradoras da República Julia Cadete, Juliana Câmara e Roberta Bomfim. A DPU esteve representada pelo defensor Diego Alves, e o MP/AL pelo promotor de Justiça Jorge Dória. Todos atuam diretamente no Caso Braskem e acompanham a implementação das medidas previstas no Projeto Flexais.

O Projeto Flexais foi concebido a partir de obrigações assumidas pela Braskem perante o Município de Maceió, o MPF, o MP/AL e a DPU. Entre as iniciativas previstas estão a requalificação viária e iluminação pública, a construção do Centro Comercial e Feira, construção do Centro de Apoio aos Pescadores, implantação de Espaços Livres de Lazer (Praça) e Píer de Acesso à Lagoa, além de implantação de diversos serviços gratuitos à comunidade e a construção de uma Unidade Básica de Saúde. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável da área e fortalecer a economia local, garantindo mais qualidade de vida aos moradores.

CMEI FlaxalA entrega da primeira obra concluída renovou na comunidade o sentimento de esperança. Desde que a vizinhança das ruas Faustino Silveira e Tobias Barreto (Flexais) precisou ser realocada em razão do afundamento do solo causado pela Braskem, os moradores vivem sentimentos de incertezas. Na ocasião, moradores deram depoimentos de gratidão e de ansiedade para que outros equipamentos e melhorias na região sejam entregues.

Segundo a Semed, o CMEI passará a atender efetivamente as crianças da comunidade a partir de maio e deve proporcionar um ambiente adequado para o aprendizado das crianças, permitindo que suas famílias tenham melhores condições para trabalhar e se desenvolver socialmente.

Os Ministérios Públicos e a DPU continuarão monitorando o andamento das obras, assegurando que todas as ações sejam executadas conforme ajustado e que os direitos da comunidade impactada sejam preservados.

Imagens.

Procedimento de Acompanhamento nº 1.11.000.001433/2022-67

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF