Meio Ambiente
5 de Junho de 2024 às 11h25
MPF lança Plano de Logística Sustentável no Dia Mundial do Meio Ambiente
Evento será transmitido pelo canal do MPF no YouTube nesta quarta-feira (5), a partir das 15h
Arte: Comunicação/MPF
Será lançado nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Ministério Público Federal (MPF). A iniciativa marca mais um passo na promoção de práticas sustentáveis dentro da instituição e reforça o compromisso do MPF com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente. A cerimônia de lançamento do plano acontece a partir das 15h, com transmissão ao vivo pelo canal do MPF no YouTube.
Em conformidade com as diretrizes da Política de Sustentabilidade do MPF, o PLS foi desenvolvido de forma integrada e participativa, sob a coordenação do Comitê Gestor de Logística Sustentável, e aprovado pela Secretaria-Geral. Com vigência de dois anos (biênio 2024-2026) e possibilidade de prorrogação por igual período, tem como principal objetivo promover iniciativas estratégicas sustentáveis na gestão institucional.
O Plano de Logística Sustentável (PLS) busca promover a adoção de procedimentos sustentáveis, incorporar critérios socioambientais e estabelecer metas relacionadas ao desenvolvimento sustentável. O plano serve como um guia para a utilização inteligente e responsável dos recursos, aplicando-se a todas as unidades do MPF.
Além disso, tem o propósito de fortalecer a responsabilidade socioambiental, fundamentando-se especialmente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Plano de Logística Sustentável (PLS) está relacionado aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS):
Eixos temáticos
O plano está estruturado em seis eixos temáticos nacionais: energia elétrica, gestão da água, compras e contratações sustentáveis, gestão documental, educação para a sustentabilidade e material de consumo. Cada eixo inclui metas, indicadores de gestão e estratégias de atuação alinhadas ao Planejamento Estratégico Institucional do MPF.
O documento trata, por exemplo, de práticas sustentáveis como a compra consciente de produtos, a economia de materiais, a adoção de medidas ambientalmente favoráveis e a redução de gastos públicos. Também inclui critérios de sustentabilidade em licitações.
Para garantir o monitoramento eficiente dessas práticas, o PLS/MPF utiliza uma ferramenta de Business Intelligence (BI), que centraliza informações e facilita o acompanhamento das ações de sustentabilidade. Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic), essa iniciativa visa reduzir impactos socioambientais negativos e sugerir melhorias contínuas nas medidas implementadas a partir da análise de dados.
Lançamento do PLS
Quando: 5 de junho de 2024
Público-alvo: membros, servidores e estagiários do MPF
Link de transmissão:https://www.youtube.com/live/g6NwsbNmANE
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF