Consumidor e Ordem Econômica
22 de Dezembro de 2025 às 12h55
MPF inspeciona obras finais do People Mover que ligará aeroporto de Guarulhos aos trens metropolitanos de SP
Veículo leve sobre trilhos deve ser liberado aos passageiros em janeiro de 2026

Foto: MPF
O Ministério Público Federal (MPF) vistoriou as instalações do chamado People Mover, veículo leve sobre trilhos que ligará a Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao aeroporto internacional de Guarulhos (SP). A inspeção, realizada nesta sexta-feira (19), teve como objetivo verificar as obras finais de implantação do monotrilho nos três terminais aeroportuários. O sistema começou a operar de forma assistida em dezembro, apenas com funcionários do aeroporto, e deve ser liberado aos demais passageiros em janeiro de 2026.
A vistoria contou com a participação do procurador da República Guilherme Rocha Göpfert, que conduz um inquérito para acompanhar a implementação do monotrilho. Um dos objetivos da atuação do MPF é estimular o uso do transporte ferroviário, garantindo que os recursos federais destinados à obra se revertam em benefícios à sociedade. Para Göpfert, ao substituir o carro ou o ônibus no trajeto até o aeroporto, o People Mover poderá trazer impactos positivos à mobilidade urbana e ao meio ambiente.
“Foi muito importante acompanhar o andamento dos trabalhos do People Mover, que beneficiará milhares de pessoas. É uma obra de grande relevância e que está sendo acompanhada de perto pelo MPF”, destacou o procurador.
O empreendimento pretende agilizar o deslocamento dos passageiros, que hoje dependem de ônibus para cumprir o trajeto entre a estação de trem e os três terminais do aeroporto. Segundo o consórcio responsável pela obra, o sistema terá quatro estações e capacidade para levar dois mil usuários por hora em cada direção. O transporte será realizado em uma via elevada de 2,7 quilômetros, por onde os trens circularão a partir de propulsão pneumática. O tempo estimado de viagem e espera é de seis minutos.
Veja fotos da vistoria realizada pelo MPF:
Ministério Público Federal (MPF)
Assessoria de Comunicação em São Paulo
Informações à imprensa:
(11) 3269-5469
prsp-ascom@mpf.mp.br
Fonte MPF


