MPF inspeciona Centro de Saúde Penitenciário, em Abreu e Lima (PE) — Procuradoria da República em Pernambuco

0
76

Sistema Prisional

2 de Dezembro de 2024 às 10h30

Conselho Penitenciário: MPF inspeciona Centro de Saúde Penitenciário, em Abreu e Lima (PE)

Atividade faz parte de uma série de vistorias em unidades prisionais no Grande Recife

Foto dos integrantes do Copen sentados, na sala da diretoria do CSP, em conversa com a diretora da unidade.


Foto: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) integrou, na última quarta-feira (27), como participante do Conselho Penitenciário do Estado de Pernambuco (Copen/PE), inspeção no Centro de Saúde Penitenciário (CSP), localizado no município de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. A visita faz parte de uma série de vistorias que vêm sendo realizadas em unidades prisionais do estado.

A procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes, que representa o MPF no conselho, participou da vistoria, que também contou com a presença do presidente do Copen, o advogado Jorge da Costa Neves, das advogadas Albenice Gonçalves e Raíssa Guimarães, e do defensor público do Estado Michel Nakamura, todos integrantes do conselho.

A instalação do Centro de Saúde Penitenciário ocorreu após o encerramento das atividades do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), que funcionava na Ilha de Itamaracá. Desde fevereiro, o CSP não vem recebendo mais novos internos, por força da Política Antimanicomial decorrente da Resolução nº 487 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece procedimentos e diretrizes para implementar a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) e a Lei nº 10.216/2001 (Lei da Reforma Psiquiátrica) no âmbito do processo penal e da execução das medidas de segurança.

Atualmente, o CSP conta com 87 internos, sendo cinco mulheres, para 108 vagas disponíveis na unidade. O centro abriga pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei e, nos próximos nove meses, ainda sob efeito da resolução do CNJ, deve direcionar seus pacientes para continuação do tratamento e acompanhamento em unidades de saúde como residências terapêuticas – de responsabilidade municipal – e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Foto dos integrantes do Copen com diretora do CSPDos internos, 25 atuam como concessionados, trabalhando em setores como cozinha, rancho e limpeza. A unidade conta com escola reconhecida pela Unesco – com aulas do ensino fundamental e médio – e espaço ecumênico. Disponibiliza, ainda, atendimento com psiquiatras, clínico geral, fisioterapeuta e psicólogos, também oferecendo consultórios odontológico e de enfermagem.

Nas inspeções, são colhidas informações administrativas sobre a infraestrutura física e de serviços da unidade prisional. Na vistoria, são analisadas questões como o quantitativo de pessoal de segurança e da área de saúde que atua na unidade, as condições de higiene, as opções de trabalho e educação disponíveis, bem como o atendimento em saúde. O relatório completo com o resultado da inspeção será encaminhado aos órgãos competentes do Governo de Pernambuco e ao Poder Judiciário.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7300
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal



Fonte MPF