MPF inaugura embarcação da unidade de Altamira (PA) com visita a famílias ribeirinhas impactadas por Belo Monte — Procuradoria da República no Pará

0
53

Comunidades Tradicionais

12 de Fevereiro de 2025 às 14h28

MPF inaugura embarcação da unidade de Altamira (PA) com visita a famílias ribeirinhas impactadas por Belo Monte

Equipamento possibilita intensificação do diálogo do MPF com povos e comunidades tradicionais

Fotos de um barco azul e branco nomeado "Patú-anú" em um ambiente fluvial em zona rural.


Fotos: Bob Morales/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) inaugurou, nesta segunda-feira (10), a embarcação da unidade da instituição em Altamira (PA), completando o lançamento de embarcações em todos os municípios onde a instituição tem sede própria no Pará. As demais equipes que já contam com embarcações são as de Belém, Marabá e Santarém.

O lançamento da embarcação do MPF em Altamira foi feito em viagem ao território ribeirinho do reservatório da usina hidrelétrica de Belo Monte. Em 2015, essas famílias foram expulsas do Rio Xingu para o enchimento do reservatório da hidrelétrica. Desde então, o MPF atua para que essas famílias possam manter vivo o modo de vida ribeirinho no Xingu.

“A bacia amazônica é a mais extensa rede hidrográfica do mundo e seus rios banham distâncias gigantescas. Nessa área, é fundamental o MPF poder contar com embarcação própria, para que a instituição tenha a agilidade e segurança necessárias para um deslocamento suficientemente rápido para dar conta das demandas locais, tão diversas e urgentes”, destacou o procurador-chefe do MPF no Pará, Felipe de Moura Palha e Silva.

Foto de pessoas sentadas em cadeiras de plástico brancas dispostas em círculo em alpendre de casa com diversas plantas no ambientePara a procuradora da República Thaís Santi, a inauguração da embarcação reforça o compromisso do MPF em atuar para a efetivação dos direitos dos povos e comunidades tradicionais. “Ficará mais rápido o acesso do MPF aos territórios e essa maior facilidade de deslocamento é vital para nos anteciparmos a violações de direitos”, explicou.

As embarcações, que funcionam como escritórios de representação fluvial, têm auxiliado o MPF desde maio de 2023 – quando o escritório de representação fluvial da unidade de Belém foi inaugurado – no atendimento a povos e comunidades tradicionais do estado, cujos territórios são mais facilmente acessados por via fluvial.

Os equipamentos permitem que o MPF ofereça atendimento ainda mais rápido às comunidades porque a equipe não precisa mais depender dos horários e de demais restrições impostas por empresas privadas de transporte. Viagens mais rápidas também proporcionam mais segurança à equipe do MPF.

 

Ministério Público Federal no Pará
Assessoria de Comunicação
Atendimento à imprensa em dias úteis: prpa-ascom@mpf.mp.br
Atendimento à imprensa aos finais de semana e feriados WhatsApp (91) 98402-2708
Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos
Mais informações:
mpf.mp.br/pa
twitter.com/MPF_PA
instagram.com/mpf.pa
mpf.mp.br/pa/youtube
instagram.com/mpf_oficial
youtube.com/canalmpf
facebook.com/MPFederal
linkedin.com/company/mpf-oficial



Fonte MPF