Fiscalização de Atos Administrativos
10 de Julho de 2025 às 17h50
MPF implementa MPEduc em 23 municípios brasileiros em 2025
Cidades com até 100 mil habitantes foram escolhidas considerando os índices de desenvolvimento humano e básico de educação
Arte: Comunicação/MPF
Dando prosseguimento à atuação na área da educação básica, o Ministério Público Federal (MPF) está implementando a nova fase do Programa Ministério Público pela Educação (MPEduc) em 23 municípios selecionados para este ano. O ciclo de 2025 ocorre após a conclusão do projeto-piloto, que em 2024 alcançou 644 escolas em 27 municípios. Focada no fortalecimento e na melhoria da qualidade da educação básica, a iniciativa priorizou localidades com indicadores educacionais e sociais que demandam atenção especial.
Segundo a Coordenação Nacional do MPEduc, a seleção dos municípios considerou os seguintes requisitos: ser município de até 100 mil habitantes, observar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), bem como a avaliação do acesso a serviços básicos e das vulnerabilidades sociais.
Municípios selecionados – Os municípios listados, distribuídos por todas as regiões do Brasil, apresentam em comum baixos indicadores socioeconômicos e educacionais, com Índices de Desenvolvimento Humano e Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (abaixo das médias estaduais e nacionais). Na Região Nordeste, por exemplo, cidades como Ibaretama (CE), Miguel Alves (PI), Bento Fernandes (RN) e Bom Jesus da Serra (BA) possuem alguns dos menores Ideb do país, revelando desafios persistentes na qualidade da educação oferecida.
Os IDHs dessas localidades, em geral, variam entre 0,5 e 0,6, classificando-se como baixo ou muito baixo.
Na Região Norte, municípios como Senador José Porfírio (PA), Alto Alegre (RR) e Machadinho d’Oeste (RO) enfrentam realidades semelhantes, com IDHs frequentemente abaixo de 0,55 e Idebs que oscilam entre 3,7 e 4,9, tanto nos anos iniciais quanto nos anos finais do ensino fundamental. As vulnerabilidades sociais, como altos índices de evasão escolar, baixa escolarização e problemas sanitários, como no caso de Alto Alegre (RR), agravam ainda mais o cenário educacional.
Esse padrão se repete em diferentes regiões do Brasil, inclusive no Sudeste, com municípios como Sumidouro (RJ), que possui o menor IDH do estado, e Serra Azul (SP), com Ideb em queda progressiva. No Sul e no Centro-Oeste, cidades como Águas de Chapecó (SC), Barracão (RS), Amaralina (GO) e Poxoréu (MT) também se destacam negativamente em termos educacionais, apesar de apresentarem pequenas variações demográficas.
Confira a lista completa aqui.
MPEduc – O Ministério Público pela Educação (MPEduc) é um programa coordenado pela Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos do MPF (1CCR). O principal objetivo da iniciativa é verificar se as políticas públicas voltadas para a educação básica estão realmente sendo cumpridas pela rede escolar. Para isso, o Ministério Público realiza audiências com a comunidade, aplica questionários, promove reuniões e visita pessoalmente as escolas. Com base nessas informações, são feitas recomendações para que as prefeituras e gestores locais melhorem o que for necessário. Tudo é acompanhado de perto pelo Ministério Público, que depois presta contas à sociedade sobre o que foi feito e os resultados alcançados.
Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404 / 3105-6408
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
x.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf
Fonte MPF