MPF encaminha recomendação urgente para regularização do transporte escolar em Maceió (AL) — Procuradoria da República em Alagoas

0
59

Direitos do Cidadão

13 de Fevereiro de 2025 às 14h15

MPF encaminha recomendação urgente para regularização do transporte escolar em Maceió (AL)

Medida visa garantir a imediata substituição da frota para restabelecimento do transporte escolar seguro para todos os alunos da rede municipal

Arte retangular com imagem de ponta de caneta tinteiro finalizando assinatura em papel, com o nome RECOMENDAÇÃO em primeiro plano, em letras brancos sobre uma faixa azul centralizada na arte


Arte: Comunicação MPF

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou na manhã desta quinta-feira (13), recomendação urgente à Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) para adoção imediata de medidas que garantam a normalização do transporte escolar no município como um todo. A ação ocorre em meio às recentes manifestações de pais e responsáveis de alunos que ficaram sem acesso ao serviço.

A recomendação orienta que a Semed promova, sem demora, a substituição dos veículos retirados de circulação por inadequação e insegurança, garantindo a continuidade do serviço público de forma regular e segura. Além disso, a prefeitura deve assegurar que os veículos e motoristas atendam aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), na Instrução Normativa nº 01/17 do Detran-AL e no Estatuto da Pessoa com Deficiência.

O MPF também recomendou que a prefeitura tome providências para evitar a superlotação dos veículos, garantindo que nenhum aluno seja prejudicado. Caso seja necessária a suspensão temporária das aulas para readequação do transporte, a Semed deve apresentar, em até 10 dias úteis, um novo calendário escolar para assegurar o cumprimento dos dias letivos.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE mantém programas e repasses específicos para o financiamento do Transporte Escolar (PNATE) com recursos federais.

Entenda – Antes do envio da recomendação, o MPF já havia oficiado à Semed, no dia 12 de fevereiro, solicitando esclarecimentos detalhados sobre a indisponibilidade do transporte escolar no bairro Santos Dumont. A medida foi tomada após representação de uma mãe residente no bairro Eustáquio Gomes, denunciando a falta de transporte para mais de 20 crianças que dependem do serviço público para acessar a unidade Gigantinho do bairro Santos Dumont.

Apesar de o prazo para resposta ao ofício ainda estar vigente, os protestos recentes reforçaram a necessidade de uma intervenção urgente para evitar maiores prejuízos à comunidade escolar.

Cabe destacar que a Recomendação Conjunta nº 05/2025, expedida pelo MPF em conjunto com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) e a Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), tratava transporte escolar destinado aos alunos do Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos de Maceió (EJAI). Já a nova recomendação encaminhada nesta quinta-feira abrange toda a rede municipal de ensino, visando garantir o transporte seguro para todos os alunos. Até o momento, a Semed não apresentou resposta sobre o cumprimento das medidas exigidas na recomendação conjunta enviada em 7 de fevereiro.

A atual recomendação foi assinada pela procuradora da República Julia Cadete, que conduz procedimento para apurar a notícia de falta de transporte escolar na capital.

Recomendação nº 2/2025.

Notícia de Fato nº 1.11.000.000160/2025-86

 

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF