MPF, em conjunto com o Tribunal de Contas, realiza ação em favor da educação básica em Alenquer (PA) — Procuradoria da República no Pará

0
31

Fiscalização de Atos Administrativos

28 de Junho de 2024 às 11h5

MPEduc: MPF, em conjunto com o Tribunal de Contas, realiza ação em favor da educação básica em Alenquer (PA)

Mais de 500 pessoas participaram de escuta pública realizada no município nesta quarta-feira (26)

Foto de centenas de pessoas em sala/auditório, sentadas em cadeiras, tendo à frente, de costas para o espectador, dois homens sentados à mesa; um dos homens usa camisa azul com a logo do MPF nas costas, o outro homem está de terno preto


Fotos: Yasmim Bitar – Comunicação/MPF

Com o objetivo de verificar a situação do ensino público e conhecer a opinião dos servidores, dos colaboradores, dos alunos e da comunidade, foram realizadas visitas em escolas e consulta pública em Alenquer. 

A ação foi realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em conjunto com auditores do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM/PA), órgão convidado pelo MPF para participar da ação.

É objeto de preocupação do MPF o desempenho do município de Alenquer/PA no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb). Em razão disso, o MPF atuou para verificar as principais deficiências e para buscar soluções em conjunto com a comunidade e com o Poder Executivo do município.

Contato direto – No dia 24 de junho de 2024, o MPF visitou a Escola Dulcineia Campos dos Santos Sá, na comunidade Curicaca, que tem 400 alunos matriculados e é uma escola-polo.

Sala de aula com crianças sentadas em cadeiras de madeira, uma mulher e três homens de pé na parte da frente da sala; os homens usam camisa com a logo do MPEduc e dois deles estão com boné do MPF; a escola é uma construção simples, com parede de alvenaria e madeiraA Escola Tiago Oliveira, que atende cerca de 160 crianças da comunidade Mediã, foi visitada pelo MPF, junto a representantes do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM/PA), convidados pela instituição, na manhã do dia 25 de junho de 2024.

Em seguida, na tarde do mesmo dia, o MPF e o TCM/PA foram à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Emanuel, na comunidade Bacabal. Lá, cerca de 325 crianças e jovens recebem aula de 12 professores, em turmas com 17 a 35 alunos.

O MPF e o TCM optaram por visitas em conjunto em escolas que ficam em comunidades na zona rural do município.

Mulher segura microfone, de pé, ao lado de mesa de autoridades em sala/auditórioOuvindo a população – A escuta pública realizada nesta quarta-feira (26), serviu para confirmar o que já havia sido identificado durante as visitas e revelar outras precariedades vividas no ensino municipal de Alenquer. Mais de 500 pessoas foram à Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) para relatar dificuldades vividas no dia-a-dia nas escolas.

Após participar da escuta pública, o auditor de controle externo e coordenador de Fiscalização Especializada em Educação do TCM/PA, Everaldo Alves, destacou que “os professores precisam ser valorizados não só com remuneração, mas também com formação”. Ele também afirmou que o TCM/PA seguirá atuando em prol da educação. “A partir dessas demandas, não só o MPF, mas o TCM também chamará os gestores para que a gente possa traçar estratégias para superar as dificuldades apresentadas pela população aqui do município”, finalizou.

Sobre a ação – O MPEduc é um projeto desenvolvido pelo MPF em parceria com o Ministério Público dos Estados para acompanhar o serviço de educação prestado na rede pública de ensino básico, buscando soluções para os eventuais problemas encontrados.

“Educação é um direito social de todos os cidadãos, previsto e garantido na Constituição. É importante encontrar soluções para garantir que seja oferecida educação de qualidade. A participação da comunidade é imprescindível.”, reforça o procurador da República Gilberto Naves Filho.

Próximos passos – As informações coletadas serão avaliadas pelo MPF, podendo resultar em recomendações para o município de Alenquer. Também será feita avaliação das informações pelo TCM/PA, que adotará as medidas no procedimento de auditoria.

Mais informações sobre o projeto MPEduc estão disponíveis em www.mpeduc.mp.br

Álbum de fotos da atuação do MPEduc em Alenquer

Ministério Público Federal no Pará

Assessoria de Comunicação

Para envio de representações (denúncias) ao MPF, protocolo de documentos ou acesso a outros serviços aos cidadãos: www.mpf.mp.br/mpfservicos 

Para mais informações:



Fonte MPF