MPF em Arapiraca sedia homenagem a procurador da República e antropólogo por atuação em defesa de comunidades quilombolas — Procuradoria da República em Alagoas

0
12

Geral

13 de Agosto de 2025 às 8h59

MPF em Arapiraca sedia homenagem a procurador da República e antropólogo por atuação em defesa de comunidades quilombolas

Reconhecimento foi concedido pela CONAQ, Ganga Zumba Alagoas e Associação do Quilombo Mumbaça

 Entrega de homenagens ao procurador da República Érico Gomes de Souza, que recebeu o Troféu Nelson Mandela, e o antropólogo Ivan Farias, que foi agraciado com o Troféu Mãe Bernadete


Crédito: Assessoria MPF

Na tarde desta terça-feira (12), o Ministério Público Federal (MPF) em Arapiraca sediou a entrega de homenagens ao procurador da República Érico Gomes de Souza, que recebeu o Troféu Nelson Mandela, e o antropólogo Ivan Farias, que foi agraciado com o Troféu Mãe Bernadete. As honrarias foram entregues como forma de agradecimento pelo trabalho realizado por ambos na promoção da justiça, preservação da memória e fortalecimento das tradições quilombolas no estado.

Imagem dos membros presentes em fotografia conjunta, segurando o troféuA homenagem foi concedida pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), pelo Coletivo Ganga Zumba Alagoas e pela Associação Comunitária do Quilombo Mumbaça, por iniciativa de Manuel Oliveira dos Santos, coordenador nacional da CONAQ e liderança quilombola.

Durante a entrega, representantes das entidades destacaram que os dois homenageados têm se posicionado de forma firme e sensível diante das demandas das comunidades quilombolas, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos respeitados.

O procurador Érico Gomes agradeceu a distinção e afirmou que a homenagem “reforça o compromisso de continuar atuando para que as comunidades quilombolas sejam respeitadas e tenham suas garantias constitucionais efetivadas”. Já o antropólogo Ivan Farias ressaltou que a conquista “é coletiva e pertence a todos que lutam diariamente pela preservação da cultura e dos territórios quilombolas”.

Imagem de todos os presentes na entrega dos trófeusAs premiações homenageiam duas figuras simbólicas da luta contra o racismo e pela liberdade: Nelson Mandela, líder sul-africano que se tornou ícone mundial dos direitos humanos, e Mãe Bernadete Pacífico, ialorixá e defensora das comunidades quilombolas no Brasil, assassinada em 2023 por sua militância em defesa dos territórios tradicionais.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República em Alagoas

(82) 2121-1485/9.9117.4361

pral-ascom@mpf.mp.br

twitter.com/mpf_al

 

Atendimento ao cidadão

(82) 2121-1400



Fonte MPF