Fiscalização de Atos Administrativos
16 de Julho de 2025 às 15h37
MPF e Universidade Federal de Sergipe debatem destino de coleções biológicas e arqueológicas
Em reunião, destacou-se a importância da publicização dos acervos e da busca por um local adequado para as coleções tombadas
Foto: DBI/UFS – reprodução redes sociais
O Ministério Público Federal (MPF) reuniu-se com docentes dos departamentos de biologia e arqueologia da Universidade Federal de Sergipe UFS) para tratar da gestão e o futuro das coleções biológicas e arqueológicas da universidade. No encontro, ocorrido na última quarta-feira (9), os participantes ressaltaram a importância da publicização dos acervos e da busca por um local adequado para as coleções tombadas.
A pauta da reunião girou em torno do projeto redes de coleções biológicas do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS-UFS), que visam organizar e integrar as diversas coleções biológicas existentes na instituição. Essas redes buscam otimizar a gestão, a curadoria e o acesso aos dados das coleções, promovendo a pesquisa, a educação e a conservação da biodiversidade.
Foi ressaltada a necessidade de encontrar alternativas para a guarda das coleções, que atualmente estão sob a guarda exclusiva de professores. A avaliação é que a prática pode gerar dificuldades de acesso em casos de aposentadoria ou afastamento. A proposta é que esses acervos se tornem mais acessíveis ao público, permitindo a realização de amplas pesquisas.
No encontro, o procurador Ígor Miranda destacou a informação recebida pelo reitor sobre a existência de projeto para a construção de um museu na UFS, que poderia abrigar esses acervos. Os professores, por sua vez, ressaltaram a distinção entre museus e espaços expositivos, e se comprometeram a apresentar um projeto anterior, submetido à Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), que não obteve aprovação.
Além das coleções biológicas, o setor de arqueologia, liderado pelo professor Albérico Nogueira de Queiroz, assumiu a responsabilidade de encaminhar informações sobre as coleções arqueológicas à reitoria, visando tanto a construção de um eventual museu quanto a adequação das coleções em uma unidade.
Participaram da reunião o procurador da República Ígor Miranda da Silva, a profa. Dra. Marcela Eugenia da Silva Cáceres (Coordenadora da Rede de Coleções Biológicas), a Profa. Dra. Marla Ibrahim Uehbe de Oliveira (Vice-coordenadora da Rede), o prof. Dr. Claudio Sergio Lisi (curador da Xiloteca), a profa. Dra. Ana Paula Siqueira Dornellas (curadora da Coleção de Invertebrados), a profa. Yana Teixeira dos Reis (curadora geral da Coleção de Entomologia), o prof. Jean Carlos Santos (curador da Coleção de Odonata), o prof. Marcelo Fulgêncio Guedes de Brito (curador da Coleção de Ictiologia), o prof. Renato Gomes Faria (curador da Coleção de Herpetologia), a profa. Adriana Bocchiglieri (curadora da Coleção de Mastozoologia), a profa. Fabiana Silva Vieira (curadora da Coleção de Paleontologia), o prof. Antônio Marcio Barbosa Júnior (curador da Coleção de Microorganismos), o professor Albérico Nogueira de Queiroz e a professora Neila Dourado Gonçalves Maciel.
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe
Fonte MPF