MPF e Santuário Cristo Redentor firmam parceria em prol da segurança na internet — Procuradoria Regional da República da 2ª Região

0
50

Geral

29 de Agosto de 2024 às 18h0

MPF e Santuário Cristo Redentor firmam parceria em prol da segurança na internet

Acordo prevê campanha anual de conscientização e oficinas de educação digital

Foto dos representantes do MPF e do Santuário Cristo Redentor durante a assinatura do acordo


Foto: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, firmaram um termo de cooperação pela defesa de direitos na internet e prevenção de crimes cibernéticos. Em solenidade realizada nesta quinta-feira (29), aos pés do monumento do Cristo Redentor, o MPF e o Santuário assinaram um acordo para garantir uma atuação conjunta e permitir maior conscientização para uma internet mais segura.

Com a assinatura do termo, o monumento ao Cristo Redentor será iluminado, no Dia da Internet Segura (Safer Internet Day), que se comemora anualmente entre os dias 6 a 9 de fevereiro. Em paralelo, alunos de instituições educacionais indicadas pelo Santuário receberão oficinas sobre educação digital, lideradas por especialistas ligados ao grupo do MPF que atua com criminalidade cibernética.

O MPF foi representado pelos chefes das unidades que atuam na 1ª e na 2ª instâncias (PR/RJ e PRR2), que comentaram sobre as perspectivas abertas por essa parceria, que inclui campanhas e oficinas educativas. “O convênio se refere a uma proteção e não há local mais apropriado para falar em se sentir protegido”, observou o procurador regional da República Leonardo Cardoso, procurador-chefe do MPF na 2ª Região (RJ/ES). Segundo ele, “a proteção no mundo cibernético é medida cada dia mais necessária diante de novos riscos e vulnerabilidades desenvolvidas no mundo virtual”.

O procurador-chefe da unidade do MPF que atua na 1ª instância no Rio de Janeiro, o procurador da República Sérgio Pinel, complementou que a união entre o MPF e o Santuário se consolida na capacitação voltada à educação digital. “Esse convênio é bastante importante para nossas instituições e, em especial, pelas pessoas que poderão contar com os cursos oferecidos. Agradeço a oportunidade de estar neste local tão especial e com a possibilidade de firmar essa parceria entre nossas instituições”. A assinatura foi acompanhada ainda pela procuradora regional da República Neide Cardoso de Oliveira, atual procuradora regional eleitoral no Rio de Janeiro e coordenadora adjunta do Grupo de Atuação sobre Criminalidade Cibernética do MPF(GACCTI).

O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, representou a Arquidiocese do Rio de Janeiro na solenidade. “O trabalho das Procuradorias têm nossa admiração e o Cristo está, de fato, de braços abertos para o bem comum, para a justiça e, de modo especial, para os mais vulneráveis, que têm sempre a prioridade no nosso Cristo Redentor”, afirmou.

O Santuário já havia aderido ao Safer Internet Day em anos anteriores e agora passa a celebrar essa data global, em caráter ininterrupto.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2

Fonte MPF